“YouTube Shorts”: Concorrente de Tiktok chega ao Brasil

“YouTube Shorts”: Concorrente de Tiktok chega ao Brasil

07/06/2021 Off Por Beatriz Luz

O Youtube Shorts é uma nova ferramenta de criação de conteúdo para internet. Assim como o Reels do Instagram e o TikTok, a novidade investe em vídeos curtos, conforme o próprio nome indica.

Finalmente, o anúncio do YouTube sobre a novidade foi nesta segunda-feira (7). A princípio, o conteúdo será disponibilizado para apenas 25% dos usuários, liberando aos poucos para todo o resto.

A partir de agora, haverá uma “prateleira” no aplicativo do YouTube para dar mais espaço ao Shorts. Além disso, vai constar nos vídeos relacionados e terá aba exclusiva. Como no TikTok, vai explorar o formato de rolagem infinita. Ou seja, depois de assistir um vídeo basta deslizar para cima a fim de acessar outro conteúdo.

Anteriormente, o Youtube lançou o Shorts na Índia e concedeu acesso à algumas contas. Então, ele estava sendo testado desde setembro de 2020. Parece que depois de tais experimentos alcançaram consistência para esse lançamento no mundo todo.

Inicialmente, o usuário pode ficar tranquilo quanto às propagandas. Elas só devem entrar posteriormente, quando aplicarem algum plano de monetização para os parceiros.

“Briga de cachorro grande”

Segundo o gerente de produto, Todd Sherman, a intenção é “preencher pequenos momentos da vida”.

Porém, sabe-se que as outras plataformas digitais apresentam um risco à supremacia do YouTube. Logo, essa foi, possivelmente, uma resposta do Google para se impor nesse fenômeno dos vídeos curtos.

No intuito de se diferenciar, o Shorts permitirá colagens com áudios de vídeos que já estão no YouTube. Assim, criar vídeos divertidos pelo aplicativo fica muito mais fácil, pois conta com mais recursos que os já conhecidos. Afinal, o que não se encontra no YouTube, não é mesmo?

Por fim, fica a curiosidade sobre que tipo de conteúdo poderemos encontrar no Shorts. Tendo em vista o inegável sucesso da marca chinesa TikTok, o YouTube terá que “brigar” pela atenção do consumidor.

Já estamos curiosos para testar a plataforma, e vocês?