Saiba como será o novo Palco Mundo do Rock In Rio

Saiba como será o novo Palco Mundo do Rock In Rio

06/05/2022 Off Por Amanda Terto

Em evento para apresentar os detalhes do novo Palco Mundo, Ivete Sangalo, cantora que mais vezes se apresentou na história do festival, foi a porta-voz do anúncio da parceria inédita entre a Gerdau e o Rock in Rio. A celebração dessa novidade aconteceu às 14h, com uma apresentação do furacão baiano, com live transmitida pelo Youtube e Tik Tok. A cantora também se apresentará no Palco Mundo no dia 11/9, no último dia da edição deste ano.

O evento ocorreu nesta sexta-feira (6), reuniu jornalistas, influenciadores e convidados, e serviu para dar um gostinho de toda a emoção que as pessoas irão viver, nesta que será a maior e melhor edição do Rock in Rio. Estiveram presentes também o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, Gustavo Werneck, a vice-presidente executiva do festival, Roberta Medina, e o CEO do Rock in Rio, Luis Justo.

A estrutura criada para a Cidade do Rock terá um visual mais imponente e ainda mais moderno com quase 200 toneladas de aço, equivalentes à fabricação de 200 carros, que serão utilizadas na cenografia de um dos maiores ícones do evento. Com estrutura modular e com mais de 100 metros lineares de largura e uma altura proporcional a um edifício de 10 andares, o palco será o maior do festival.

Para que o público não perca nenhum detalhe dos shows, o palco terá 30 metros de altura e 104 metros de largura — a maior estrutura já feita desde a primeira edição, em 1985. Outra novidade é que o palco será constituído por placas de aço com perfurações aparentes, que serão trabalhadas com iluminação cênica.

Novo Palco Mundo do Rock In Rio em parceria com a Gerdau
Novo Palco Mundo do Rock In Rio, em parceria com a Gerdau – Divulgação

A escolha da Gerdau, como o aço oficial do Rock in Rio e fornecedora de aço para o Palco Mundo, levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, o que torna o aço da empresa um produto com intensidade carbônica menor que a média do setor.

“Estamos muito orgulhosos de levar o aço da Gerdau ao maior festival de música e entretenimento do planeta. O mesmo aço que gera milhares de empregos, recicla mais de 11 milhões de toneladas de sucata e proporciona soluções de mobilidade e construção dará palco para alguns dos maiores artistas do mundo, levando esperança e alegria para as milhares de pessoas que acompanham o festival. Essa parceria com o Rock in Rio, que vai muito além do aço, unindo tecnologia e conhecimentos, reforça o processo de modernização e inovação pelo qual a Gerdau tem passado”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

O aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa.

Atualmente, a Gerdau, que tem 73% de sua produção oriunda da reciclagem de sucata metálica, possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,90 t de CO₂ e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,89 t de CO₂ e por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association. Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,83 t de CO₂ e por tonelada de aço. A empresa também assumiu a ambição de ser carbono neutro em 2050.

“O Rock in Rio, desde 1985, assume um compromisso com a sociedade: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor e levarmos isso conosco para qualquer lugar. Entendemos a nossa responsabilidade e o agente mobilizador que somos, por isso, queremos provocar a transformação de mentalidades e de comportamentos em toda a cadeia produtiva, também servindo de exemplo e inspiração para o público. No ano passado, lançamos nossas metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030. Quando temos conosco uma empresa pioneira de reciclagem em seu mercado e que está alinhada ao nosso compromisso de melhoria contínua, ela contribui para uma concretização ainda mais rápida dos nossos objetivos na construção de um mundo melhor”, afirma Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

“A história do Rock in Rio se confunde com a minha carreira e a Gerdau faz parte da minha vida e da vida de todos os brasileiros. E agora Gerdau faz acontecer de fato com o maior Palco Mundo e com muitos impactos positivos. É muita arte e empatia com os seres humanos e com o meio ambiente. São energias que se conectam em fazer o bem e são iniciativas fundamentais para transformar e construir um futuro melhor”, diz Ivete Sangalo.

Números da nova cenografia do Palco Mundo e da Gerdau

Aproximadamente 200 toneladas de aço: equivalentes à fabricação de 200 carros; 30 metros de altura: similar a um prédio de 10 andares; 104 metros de largura: equivalente a duas piscinas olímpicas; 100% reciclável, a cenografia do Palco Mundo será eternamente reaproveitada, quando deixar de ser palco, podendo se transformar em casas, edifícios, carros, centros hospitalares, entre outros;
Mais 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau; 73% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem da sucata metálica; 11 milhões de toneladas por ano: A Gerdau é a maior recicladora das Américas;
36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as operações da Gerdau: número de empregos gerados pela companhia.

Programação Palco Mundo – Rock In Rio Brasil 2022

2 de setembro: Iron Maiden, Dream Theater e Sepultura
3 de setembro: Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok
4 de setembro: Justin Bieber, Demi Lovato, Migos e Iza
8 de setembro: Guns N’ Roses, Måneskin, The Offspring e CPM 22
9 de setembro: Green Day, Fall Out Boy, Billy Idol e Capital Inicial
10 de setembro: Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Djavan
11 de setembro: Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo.