Rock in Rio lança “Deixa o Coração Falar” com 53 artistas nacionais em uma colaboração inédita e histórica na música brasileira
07/05/2024No ano em que celebra os 40 anos de história, o Rock in Rio realiza uma iniciativa inédita ao unir 53 grandes artistas da música brasileira para espalhar uma mensagem poderosa na busca pela construção de um mundo melhor. Desde o início da tarde deste domingo, os fãs já conseguem ouvir a música “Deixa o Coração Falar” em todas as plataformas de streaming.
O clipe disponível no canal oficial do Rock in Rio no Youtube. A cada play da música, o público contribui para as duas ONGs que são apoiadas pelo festival nesta edição: a Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, por meio do Favela 3D. Na gravação, as pessoas encontrarão alguns de seus artistas favoritos como Xande de Pilares, Gloria Groove, Ana Castela, Ivete Sangalo, Ludmilla, Jorge Aragão, Cabelinho, Roberto Menescal, Andreas Kisser, Chitãozinho & Xororó e outros que foram escolhidos especialmente para fazerem parte deste momento tão marcante.
“O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração sedenta pela liberdade, usando a música como catalisador para demonstrar que pessoas de diferentes tribos poderiam viver em paz e harmonia, no mesmo espaço. Quatro décadas depois, o festival lança “Deixa o Coração Falar”, reunindo artistas dos mais variados estilos musicais em um verdadeiro hino que mostra justamente que a música ainda pode ser uma ferramenta poderosa para resgatar relações em um país e em uma sociedade fragmentada. À medida que o mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos, é crucial lembrar o papel unificador e inspirador da música, capaz de transcender diferenças e promover a harmonia entre as pessoas.”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World.
A gravação de “Deixa o Coração Falar”, feita na última segunda-feira passada, na Cidade das Artes, promoveu uma mistura mágica de artistas de gêneros musicais distintos. Ao todo, foram 53 vozes emblemáticas do nosso país, de estilos que passam pelo funk, metal, trap, bossa nova, rock, pop, entre outros. Além de Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World e músico, cantor e compositor, também fazem parte da trilha sonora Alcione, Ana Castela, Andreas Kisser, Buchecha, Cabelinho, Carlinhos Brown, Chitãozinho & Xororó, Claudio Zoli, Criolo, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Duda Beat, Erica Martins, Fernanda Abreu, Ferrugem, Frejat, Gloria Groove, Hyldon, Ivan Lins, Ivete Sangalo, IZA, Jão, Johnny Hooker, Jorge Aragão, Junior, Livinho, Ludmilla, Luísa Sonza, Luedji Luna, Majur, Marvilla, Mart’nália, MC Daniel, MC Hariel, MC IG, Maria Rita, Margareth Menezes, Orochi, Péricles, Paula Lima, Paulo Xisto, Pedro Sampaio, Rael, Roberto Menescal, Rogério Flausino, Simoninha, Simone Mendes, Tico Santa Cruz, Toni Garrido, Veigh, Xamã e Xande de Pilares.
Com a letra carregada de esperança, a composição vai emocionar e encantar os ouvintes ao provocar uma reflexão de união, incentivando as pessoas a dialogarem e a se abraçarem para que não haja mais divisões no mundo. “A canção “Deixa o Coração Falar” reafirma a missão do festival. Entreter e transformar por meio da música. Ela fala de empatia, de respeito as diferenças e de reconciliação. Eu espero que essa canção seja uma ponte para conectar pessoas que se desconectaram e não sabem mais o caminho da reconciliação.” conta Zé Ricardo.
Assista ao clipe da faixa aqui embaixo:
Distribuidora da música, a Nikita Music Digital também embarcou nesta onda de mobilização e está atuando sem fins lucrativos, em prol das causas apoiadas pelo festival. Direitos dos artistas serão doados para Ação Cidadania e Gerando Falcões, por meio do projeto Favela 3D no Morro da Providência
Os direitos dos artistas que fazem parte de “Deixa o Coração Falar”, com os plays na canção serão destinados às ONGs da Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, por meio do Favela 3D. Dessa forma, quanto mais a música for escutada, maior será a doação. Além disso, com o Dia Brasil e toda a movimentação de captação de doações para as ONGs Ação Cidadania e Gerando Falcões, o Rock in Rio promoverá uma enorme mobilização dos brasileiros em prol de um Brasil melhor para todos.
Por meio do projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), em 2023, na estreia do The Town, o festival, a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen se uniram para interromper o ciclo de pobreza na Favela do Haiti, em São Paulo, onde 290 famílias foram beneficiadas. Para a edição de 2024 do Rock in Rio, o projeto do Favela 3D chega nas áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, no Rio de Janeiro.
Essa é uma das primeiras favelas contempladas por essa iniciativa, não necessariamente a única que fará parte do programa. Este é um projeto de atuação sistêmica que propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local. Com a metodologia, 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas, que vivem na região serão beneficiadas pelas iniciativas, que visam fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para o desenvolvimento da região. O objetivo é impactar 150 famílias em trilhas de qualificação profissional e levar outras 125 para a dignidade — empregando 95% das pessoas da região.
Já a Ação da Cidadania, parceira de longa data do Rock in Rio, chega para atuar no combate à fome. De acordo com a ONG, 64 milhões de brasileiros têm algum grau de insegurança familiar e quase 60% dos lares com insegurança familiar são chefiados por mulheres. Dentre as ações já realizadas em parceria com o festival estão a campanha do Natal Sem Fome, em 2021, quando 1.700 toneladas de alimentos foram entregues a mais de 700 mil pessoas beneficiadas.
Desde 2017, os leilões beneficentes arrecadam valores que são destinados ao projeto da Ação da Cidadania e o Amazonia Live, que promove o reflorestamento da floresta amazônica — apenas na edição de 2022 foram arrecadados R$ 230 mil e, no total até agora, já contou com mais de 4 milhões de árvores plantadas na região. Para dar início e estimular o movimento, o Rock in Rio se compromete a doar 1.5 milhão de refeições.
Empenhado em tornar o mundo um lugar melhor, o Rock in Rio também vai criar produtos licenciados que vão ser colocados à venda e terão o lucro revertido em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados por artistas internacionais e nacionais com o “Leilão Fans For Change”, entre outras ações, que vão gerar ainda mais renda para as causas. O público também poderá participar deste movimento. Além de poderem fazer as doações no site oficial do Rock in Rio a qualquer momento, durante a venda de ingressos estará disponível para incluir o valor da doação ao concluir a compra. Os fãs poderão, ainda, escolher para qual instituição será sua contribuição.
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985.
E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. Aqueles que não adquiriram o Rock in Rio Card, poderão garantir um lugar nesta edição que será histórica na venda geral de ingressos, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. Quem quiser estar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar, já que neste ano o Rock in Rio Card esgotou em 2h04.