Rio2C inicia nessa terça-feira (11). Confira a programação completa do primeiro dia!

Rio2C inicia nessa terça-feira (11). Confira a programação completa do primeiro dia!

11/04/2023 Off Por Hellen Oliveira

Com a retomada definitiva dos eventos por todo o país, o já consolidado e cada vez mais abrangente Rio2C começa nesta terça-feira, 11 de abril, com um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa, dissecados, de forma transversal, por alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados.

O maior encontro de criatividade da América Latina ocupa novamente todo o complexo da Cidade das Artes até o dia 16, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição. 

“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.

O evento se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits, que acontecem no dia 11 de abril, marcam o dia de abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. 

Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temascomo audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros.

Paralelamente à programação de palestras, a seção de Mercado traz oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups ao estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, músicaeditorial e games. 

Voltada ao grande público, a Festivalia realiza no fim de semana uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa. Caberá à cantora multipremiada Angélique Kidjo a palestra inaugural do evento, às 18h30 desta terça-feira.

No painel intitulado Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense conversará sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afro-brasileira. Vencedora de cinco prêmios Grammy, Angélique é uma das mais importantes artistas da música contemporânea, uma força criativa com 14 álbuns na trajetória.

SUMMITS

O evento vai inaugurar também três summitsinéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9NWB/SBF e a revista Forbes, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no primeiro dia do Rio2C, eles se juntam ao já tradicional summit de marcas e conteúdo do Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018. 

Crypto&Carbon (Forbes)

Fórum de inovação dedicado ao mercado de capitais, com foco nas agendas verdes e de criptoativos, o inédito Crypto&Carbon é fruto de uma parceria do Rio2C com a Forbes, o mais conceituado veículo de negócios e economia do mundo. 

Na palestra de abertura do summit, O futuro é verde e digital: as oportunidades no mercado de capitais do amanhã, às 13h, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes introduzirá o painel ao lado de Thiago Pampolha, vice-governador do Estado, antes de conversar com João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sobre o futuro do mercado de capitais no Brasil.

O painel que reúne Rodrigo Maia, ex-presidente da câmara dos deputados e atual presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, o senador Carlos Portinho e Carlos Ratto, da Vórtx QR Tokenizadora, tratará da blockchain enquanto estrutura para modernizar o mercado financeiro e de capitais – o Brasil já prepara o lançamento de sua moeda digital oficial, o Real Digital –, desde as oportunidades geradas pela tokenização até os desafios das finanças descentralizadas.  

Responsável pela credibilidade e descentralização dos criptoativos e tokens, a blockchain pode ser também uma revolução para a economia criativa como um todo. Um dos exemplos mais conhecidos é o NFT, mas há um leque amplo de como as indústrias criativas podem se beneficiar da tecnologia.

As oportunidades vão desde a proteção de direitos autorais e propriedade intelectual de artistas e criadores e a verificação da autenticidade de contratos, além de jogos e games na blockchain à distribuição de royalties. Neste painel, Daniel Coquieri, da Liqi, e Cláudio Gradiglione, editor da Forbes Money, discutem as oportunidades de investimento da economia criativa nesse enorme universo digital.  

Creator Economy (Play9)

O summit Creator Economy levará seis painéis ao GlobalStage, o maior palco do Rio2C. Durante um dia de imersão em temas relacionados à economia criativa, a Play9 apresentará o conceito que hoje permeia todas as suas áreas de atuação: o Ponto C.

Com uma abordagem ampla, o fórum irá explorar assuntos ligados à cultura digital, na construção e gestão estratégica de marcas, influenciadores e plataformas. Os debates mergulham na busca pela retenção de atenção das pessoas, onde encontram-se os Cs: Criatividade, Cultura, Curadoria, Conteúdo, Comunidade, Criadores, Cast, Convergência, Celebridades, Compras e Creators.

Com curadoria da Play9 em parceria com o Rio2C, a programação conta com criadores de conteúdo e executivos renomados do mercado digital e de comunicação. Entre os temas abordados estão a cultura do meme, produção periférica e o match entre criadores de conteúdo e marcas. Já estão confirmados as jornalistas e apresentadoras Fátima Bernardes Fernanda Gentil, o empresário e CEO da MField, Flávio Santos, além da atriz Valentina Bandeira.

Sport Innovation (NWB/SBF)

O mercado esportivo movimenta bilhões de dólares anualmente no mundo, com a aproximação de mais marcas e público durante os últimos anos. Em parceria com a NWB e o Grupo SBF, que junto com Centauro, Nike, FitDance, OneFan e X3M, formam o maior ecossistema esportivo do Brasil, o Rio2Clança o Sports Innovation, primeiro summit de esportes do festival.

Serão três salas exclusivas com 18 painéis e mais de 70 palestrantes convidados. Um line up completo de temas que envolvem discussões sobre o universo do setor – desde o ponto de vista mercadológico, passando pelo desempenho de atletas, até os benefícios para a saúde.

A presença das mulheres no fórum é enorme, promovendo, assim, toda a potência do feminino no esporte. Entre elas, Isabel Swan, ex-atleta medalhista olímpica de vela e atual coordenadora de esportes femininos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), fala sobre o impulsionamento da popularidade dos esportes femininos, enquanto a atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Fernanda Garay discorre sobre a relação entre foco e performance para uma carreira vitoriosa.

Atletas multimedalhistas, de alta performance e de alcance mundial, também estão na programação. Maior medalhista da história do X Games, o skatista Bob Burnquist mostrará a sua visão sobre esportes de rua e a influência na cultura jovem. O experiente piloto Rubens Barrichello, ex-Fórmula 1 e atual campeão de Stock Car, compartilhará histórias de sua trajetória em painel sobre performance e foco. O ex-judoca e apresentador Flavio Canto, fundador-presidente do Instituto Reação, fará uma palestra sobre a importância da prática de esportes para um estilo de vida saudável.

Os grandes players do mercado foram igualmente contemplados pela curadoria. CEOs, diretores e executivos de empresas focadas em esporte como Nike, NBA Brasil, ESPNFitDanceCruzeiroUFCBotafogoCazé TVLivemode e Fla TV, bem como aquelas que apostam no nicho, incluindo Warner Discovery/TNTYoutubeTikTokAmazon PrimeFacebook Paramount, trazem suas experiências e perspectivas sobre o momento e o futuro do setor.

Também serão abordados na programação assuntos como o crescimento das plataformas digitais de apostas, a efervescência das Sociedades Anônimas de Futebol (SAF’s), a revolução digital nas transmissões de jogos e como a geração Z consome conteúdo esportivo. 

Conteúdo e Marcas (Meio & Mensagem)

Em sua quarta edição, o Summit Meio & Mensagem traz ao Rio2C os grandes temas que têm mobilizado a opinião pública, sob a ótica do mercado publicitário. Etarismo, inclusão de PCDs e novas pautas de diversidade na comunicação serão debatidos por Rony Santos, gerente de diversidade do Grupo Boticário, o influenciador digital de inclusão Ivan Baron e Egnalda Cortes, CEO da Cortes e Companhia, que analisam como as marcas podem falar com esses grupos de consumidores e retratá-los de forma real.

A recente polarização, que inflamou as discussões políticas nos últimos anos, é também um desafio para a criatividade de agências, anunciantes e produtores de conteúdo, que discutem como devem se portar em um cenário em que escolher um posicionamento significa desagradar parte do público. O assunto estará na pauta da mesa que reúne Angerson Vieira, diretor de criação da Africa, Georgia Reinés, Researcher Director da Dojo, e Ricardo John, presidente e CCO da FCB. 

O advento de softwares de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, levanta questões como o quanto as novas tecnologias podem comprometer o processo criativo, tornando-os menos humanizados, pasteurizando os conteúdos. Clarissa Astigarra, diretora de criação da ID\TBWA; Domenico Massaretto, fundador da Rain Creative A.I., e Wanessa Singh, head de mídia, dados e plataformas da Wunderman Thompson Brasil, conversam sobre o assunto com moderação de Isabella Lessa, editora do Meio & Mensagem.

O futuro do metaverso em um mundo pós-pandemia; a entrada das marcas no streaming com o início de vendas de assinaturas mais baratas suportadas pela publicidade; o desafio das mensagens curtíssimas, popularizadas por redes sociais como Tik Tok e Instagram, na criação publicitária, além da preocupação com sustentabilidade e redução do impacto ambiental são alguns dos assuntos que também serão abordados no Summit.