Rio Montreux Jazz terá apresentações únicas de Toquinho com Yamandu Costa e duo Gisbranco

Rio Montreux Jazz terá apresentações únicas de Toquinho com Yamandu Costa e duo Gisbranco

19/10/2022 Off Por Beatriz Arasanoli

Rio Montreux Jazz tem apresentação única dos ganhadores do Latin Grammy, Toquinho e Yamandu Costa, em dezembro de 2022
A celebração marca a consolidação do sucesso do Rio Montreux Jazz Festival
Em 2019, o Rio de Janeiro foi palco de um dos mais icônicos eventos musicais do mundo. Pela primeira vez o Montreux Jazz Festival, criado em 1967 na Suíça, teve uma edição completa na América Latina. Foram 3 palcos no Píer Mauá e 5 palcos gratuitos em diferentes bairros da cidade, com mais de 25 shows de grandes nomes da música brasileira e internacional.


Em 2020, quando o mundo “parou” e eventos passaram para as plataformas digitais, o Rio Montreux Jazz Festival seguiu seu compromisso de realizar shows com grandes nomes da música e encontros inéditos para o público brasileiro – que foram transmitidos online. Entre esses shows, o primeiro encontro de dois ícones da música instrumental – Toquinho e Yamandu Costa. Se o mundo parecia parado, a cultura e a arte estavam mais vivas do que nunca e a gravação desse dueto resultou no álbum “Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival”, grande vencedor do Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Instrumental”.


No dia 03 de dezembro de 2022, Montreux e Rio de Janeiro entram em sintonia novamente e respiram juntas a harmonia da música com a realização do Rio Montreux Jazz, em uma edição CELEBRAÇÃO. Um dia inteiro para reverenciar as manifestações musicais, começando com agenda de apresentações gratuitas no quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana, com apresentações de novos artistas da música brasileira.


No fim da tarde, a programação chega ao Fairmont Rio de Janeiro Copacabana com apresentação do Duo Gisbranco, com Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, filha do renomado Egberto Gismonti, o Duo Gisbranco interpreta músicas de Moacir Santos, Chico César, além de composições próprias.


À noite, acontece o encontro de Toquinho e Yamandu Costa, pela primeira vez aberto ao público. Uma ode à música brasileira. O show único terá a abertura do Amaro Freitas Trio. Amaro Freitas é pianista e compositor e uma das grandes revelações do jazz brasileiro contemporâneo. A apresentação será na Sala Rio de Janeiro, no próprio Fairmont. Os ingressos serão vendidos no site oficial a partir de 21 de outubro. Para garantir, clique aqui.

SERVIÇO
Dia 03 de dezembro – 21h
Toquinho e Yamandu Costa
Sala Rio de Janeiro – Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Av Atlântica 4240
Ingressos – clique aqui a partir de 21 de outubro


Dia 03 de dezembro – 19h
Apresentação do Duo Gisbranco, formado pelo duo de pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, na área da piscina do Fairmont Rio de Janeiro Copacanana – Av Atlântica 4240
Para reservas – eventos@fairmontrio.com ou pelo telefone 21.2525-1232
Dia 03 de dezembro – das 14hs às 18hs
Apresentações de novos artistas da música brasileira
Quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana

Bachianinha – Latin Grammy 2021
O álbum “Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival” foi lançado em maio de 2021 e é composto por 10 canções, incluindo canções próprias, além de novas versões de clássicos de Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Baden Powell entre outros.


A gravação do show foi durante a última edição do Rio Montreux Jazz Festival, quando as apresentações foram transmitidas online. Toquinho, que levou suas referências da bossa nova e MPB, e Yamandu Costa, que tocou estilos diversos no violão de sete cordas.

Ouça aqui: