“Purakê”: Gaby Amarantos lança novo álbum
02/09/2021Após quase 10 anos de “Treme”, Gaby Amarantos lançou o seu segundo álbum de estúdio, “Purakê” em todas as plataformas digitais. Visto que, o título do novo disco faz uma alusão ao peixe elétrico pré-histórico da Amazônia, cuja voltagem chega a 860 volts. Dessa forma, dando ênfase à eletricidade natural considera pela cantora, como uma característica de toda sua força e representatividade como mulher e artista brasileira.
Nesse sentido, “Purakê” é um lançamento da Amarantos Eleva com distribuição da gravadora Deck. Além disso, todo o processo de composição e a produção musical, assinada por Jaloo, aconteceu a bordo de um barco no Rio Tapajós, na Amazônia.
O disco conta com as participações de: Liniker, em “Amor Pra Recordar”; Urias e Ney Matogrosso, em “Vênus Em Escorpião”; Elza Soares, Alcione e Dona Onete, em “Última Lágrima”; Potyguara Bardo, em “Sangrando”; Leona Vingativa e Viviane Batidão, em “Arreda”; Luedji Luna, em “Opará”; e Jaloo, em “Tchau”.
Assim também, o público pode esperar um trabalho totalmente visual, pois cada faixa contará com um conteúdo animado conhecido pelo conceito de clipelizer. Todos produzidos por profissionais como o paraense Lucas Gouvêa e Luan Zumbi. Posteriormente, Gaby Amarantos lançou o clipe emocionante para a canção “Amor Pra Recordar”.
A produção e o processo criativo
Gaby destaca o seu desejo de trazer mensagens que exibem as facetas de um país mais profundo. “Em muitas partes do Brasil, ainda vemos pessoas com pouca infraestrutura e passando por muitas dificuldades, seres humanos quase invisíveis, mas que possuem muita história de garra e determinação. Trago neste trabalho muito do olhar aos ribeirinhos e minha essência e vivência tanto no âmbito pessoal quanto espiritual. Jaloo me ajudou a casar toda essa criatividade em uma sonoridade que conversa com a natureza e traz uma eletricidade natural em cada faixa”, conclui a cantora.
Curiosidade sobre o álbum
Sendo assim, durante a coletiva de imprensa sobre o seu novo álbum, a cantora respondeu ao Update Pop uma curiosidade sobre o projeto.
Update Pop: O seu novo disco sairá após 9 anos do “Treme”, o seu primeiro álbum. Sendo assim, gostaríamos de saber quais foram as maiores mudanças durante o processo criativo dos dois álbuns?
Gaby: “O ‘Treme’ cumpriu um papel com maestria, mostrando essa música da periferia, que a gente estava fazendo em Belém, pois o tecnobrega e as festas de aparelhagem eram novidades no Brasil. Eu acho que inclusive o bregafunk surgiu desse ‘boom’ que o tecnobrega deu. E agora o ‘Purakê’, mostra o quem tem de além nessa floresta, o que tem mais nessa Amazônia legal”
“Eu tenho indicado para as pessoas ouvirem o álbum em um lugar, sentados com algum drink ao lado e com uma luz mediana. O álbum contém várias emoções, do choro ao engasgado; à conexão com a natureza, que eu acho que é a coisa mais importante que o ‘Purakê’ faz. O elemento do disco é água, então para nos conectarmos com essa floresta Amazônica, que não é o pulmão do mundo, e sim o umidificador, que faz as chuvas acontecerem, impedindo as secas e nos fazendo respirar.”