Membros do EXO processam a SM Entertainment!

Membros do EXO processam a SM Entertainment!

01/06/2023 Off Por Guilherme Sá

Fogo no parquinho do mundo kpop, e mais um escândalo em menos de 6 meses para a SM Entertainment. A empresa que possui alguns de seus grupos como aespa e NCT Dream de viagem marcada para o Brasil, com shows agendados para o segundo semestre, se meteu em mais um problema! Depois da gigantesca guerra interna travada entre SM, e as mega corporações Kakao e HYBE, alguns meses atrás, membros do grupo masculino de k-pop EXO querem encerrar seus contratos de exclusividade.

Na manhã de quinta-feira na Coreia do Sul, 01, e na noite de quarta-feira para nós aqui do Brasil, 31, foi noticiado pela imprensa coreana que a SM recebeu os representantes legais dos cantores Chen, Baekhyun e Xiumin, que compõem a unit EXO-CBX, para encerrar seus contratos.

Baekhyun, Xiumin e Chen, do grupo EXO. Foto: Starnews/Reprodução

A empresa se recusava a prover informações transparentes em relação ao pagamento dos artistas e, desde 21 de março, foram 7 tentativas de contato, com nenhuma resposta adequada recebida. Os advogados também informaram que estão em processo de quebra de contrato, por acharem o tempo de exclusividade abusivo e “escravista”.

Segundo os representantes legais, a SM é conhecida por ter seus artistas ligados a contratos de 12 a 13 anos para estrear em seus grupos, além de renová-los prematuramente com extensões de até 18 anos. Pelas contas, a união dos contratos de estreia e renovação podem chegar até aos 30 anos!

A SM emitiu nota algum tempo depois, afirmando que “forças externas” estariam aproximando-se dos artistas para prover informações falsas e aconselhamento legal, e recomendando aos artistas que ignorassem seu contrato atual enquanto assinam contrato com terceiros sabendo que essas ações são ilegais, e que irá tomar uma ação legal.

Não é a primeira vez que a SM Entertainment recebe processos contra trabalho escravo. Em 2009, os ex-TVXQ, agora no grupo JYJ Jaejoong, Yoochun e Junsu, foram os primeiros a pedir pela finalização de seus contratos. Além de Han Geng, ex-integrante chinês do Super Junior que também processou a empresa em 2009. Os ex-membros chineses do EXO, Kris e Luhan, fizeram o mesmo em 2014, além de Tao em 2015.

Não sabemos como fica a situação do grupo e se haverá alguma atividade de retorno para os fãs, que esperam há anos pela composição original de 9 membros, já que seus integrantes coreanos são constantemente mandados para servir ao exército sul-coreano, antes de atingir a idade máxima de 29 anos.