História de Marielle Franco será contada em série ficcional dirigida por José Padilha

História de Marielle Franco será contada em série ficcional dirigida por José Padilha

08/03/2020 Off Por Lucy Matos

O Globoplay anunciou na última sexta-feira (6) que lançará uma série ficcional baseada na história de Marielle Franco. A socióloga e vereadora do Rio de Janeiro foi morta a tiros, junto com o motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. Sua morte causou grande comoção e protestos no Brasil e no mundo. Até hoje o crime segue sem ser solucionado.

A série, ainda sem título definido, tem previsão de lançamento em 2021 e será dirigida por José Padilha mesmo diretor de “Tropa de Elite”, o projeto conta com o roteirista George Moura, de “Onde Nascem os Fortes” e Antonia Pellegrino, roteirista de “Tim Maia”, que idealizou a série. Antonia era amiga pessoal pessoal de Marielle Franco.

José Padilha e Antonia Pellegrino estavam praticamente acertados com uma plataforma de streaming internacional, para produzir a série de ficção sobre a trajetória da parlamentar. Padilha afirma que o projeto já estava sendo desenvolvido, com um bom aporte financeiro, até que a GloboPlay se mostrou interessada e “fez uma oferta ainda mais generosa”.

“Nós pensamos que isso era o ideal, porque vamos ter uma distribuição enorme no Brasil, e o interesse é levar essa história para o brasileiro” contou o diretor. Há ainda a expectativa de que a produção alcance o mundo inteiro, considerando o simbolo de luta e resistência que Marielle representa.

Com duas temporadas previstas, a série está em fase de pré-produção, e o elenco ainda não foi divulgado. A primeira temporada será dedicada a uma biografia da vereadora, com o final retratando seu assassinato. Já a segunda deve ser focada no crime e nas investigações.

“A série será ficcional, como os dois Tropa de Elite foram ficcionais. Mas baseada em uma história real e na vida de Marielle Franco, e em tudo o que ela representa” afirmou José Padilha.

Também na sexta-feira (6), foi anunciada uma série documental sobre Marielle, que será disponibilizado na sexta-feira (13) na plataforma de streaming e terá uma pré-estreia na quinta-feira (12), na Globo após o Big Brother Brasil.