Fim de ano: Confira os principais álbuns lançados em 2020!
31/12/2020O ano de 2020 vai ficar marcado em nossas vidas para sempre, devido à pandemia do coronavírus, o isolamento social, e algumas tragédias pelo mundo. Mas no meio de tanta notícia ruim, os músicos não pararam de criar, gravar e lançar músicas.
Um dos ramos mais afetados pela pandemia, o mercado do entretenimento precisou se reinventar. Artistas gravaram músicas e clipes em casa, fizeram coletiva por vídeo chamada, tornaram as lives uma febre em um momento impossível de se curtir shows presencialmente. E continuaram lançando álbuns que embalaram diversos momentos de nossa quarentena.
Pensando nisso, o UPdate Pop fez uma lista com os principais álbuns pop lançados em 2020.
Confira a lista:
Lady Gaga – Chromatica
O álbum chegou cheio após remarcações mas não decepcionou os fãs de uma das maiores cantoras pop da atualidade. Como sempre, Lady Gaga ditando tendências e deixando seu nome. As faixas ainda trazem uma abordagem ainda mais dançante, como artistas do gênero vem usando recentemente.
The Weeknd – After Hours
Um dos nomes mas falados do ano, o cantor The Weeknd não poderia estar de fora com seu último disco “After Hours”. Sua sonoridade Pop e R&B é inconfundível, além de suas músicas consistentes. O cantor traz o título de uma das melhores músicas do ano “Blinding Lights” apesar de não ter sido indicado em nenhuma categoria do Grammy.
Taylor Swift – folklore
Um dos álbuns mais comentados de 2020, Taylor Swift surpreendeu a todos com um lançamento surpresa, e ao voltar as suas raízes do folk/country. O álbum mostra todo seu talento como compositora e sua versatilidade. Ele até ganhou um especial na plataforma recém chegada Disney+, o “Folklore: The Long Pond Studio Sessions”.
Dua Lipa – Future Nostalgia
A queridinha do pop, Dua Lipa entregou tudo com um álbum totalmente nostálgico do pop anos 70’s e 80’s. O sucesso foi tão grande, que ela preparou outro disco com regravações, o “Club Future Nostalgia” com participações especiais de grandes nomes em todas as músicas.
Miley Cyrus – Plastic Hearts
Miley sempre inova e transcende. Após suas raízes no country, a cantora resolveu apostar no Rock and Roll. Para construir o projeto, a cantora escolheu chamar grandes artistas já conhecidos do público fã do gênero, como Billy Idol e Stevie Nicks. O álbum não é cansativo, cada faixa te leva a uma atmosfera diferente cheia de rock, luz e emoção.
Rina Sawayama – SAWAYAMA
Já em seu disco de estreia, Rina traz todas as suas influências musicais que representam sua história de vida. A cantora nascida no Japão, cresceu no Reino Unido. O disco vai do rock ao metal, mas também traz um pouco do pop dos anos 90 e 2000.
Ariana Grande – Positions
Com seu sexto álbum de estúdio, Ariana Grande trabalha bastante sua sexualidade com músicas sensuais e ousadas. As faixas do projeto trazem uma cantora mais amadurecida, com letras mais atrevidas e despojadas. “Positions” traz a essência pop de Ariana, que continua quebrando seus próprios recordes nos charts mundiais. O álbum conta com as participações de Doja Cat, Ty Dolla $ign e The Weeknd.
Kylie Minogue – Disco
A cantora homenageou o gênero setentista, que foi uma de suas vertentes na carreira. O projeto traz um olhar mais maduro da cantora. Sua experiência de mais de três décadas de carreira, torna todo o álbum ainda mais especial. Toda sua concepção visual também foi inspirada nos anos 70.
BTS – Map of the Soul: 7
O fênomeno do K-POP, BTS lançou em fevereiro seu sétimo álbum de estúdio. O disco muito esperado pela legião de fãs pelo mundo, os armys, não decepcionou. Ele entregou músicas impecáveis e uma declaração de amor a quem os acompanha. O disco conta com as participações de Sia e Halsey.
BLACKPINK – The Album
O primeiro disco das meninas do BLACKPINK finalmente chegou e foi aclamado pelos fãs. O álbum conta com as parcerias de sucesso com Selena Gomez em “Ice Cream” e “Bet You Wanna” com Cardi B.
Os nacionais:
Pabllo Vittar – 111
Um dos maiores nomes do pop nacional, a drag Pabllo Vittar consolida ainda mais seu nome no mercado a cada novo projeto. O álbum “111” só veio para evidenciar isso. Com participações de grandes nomes nacionais e internacionais como Ivete Sangalo, Psirico, Jerry Smith, Charli XCX e Talía, a cantora misturou o português, inglês e espanhol. O projeto fez tanto sucesso que também ganhou uma versão deluxe com participações de novos artistas.
Silva – Cinco
O cantor que transita pelo pop, mas é originalmente da MPB, resolveu apostar em um disco bastante brasileiro, cheio de referências da música popular brasileira. Com muito samba, bossa nova, jazz, e bastante leveza em canções que falam sobre amor e desilusões, Silva lançou seu quinto álbum de estúdio, já não precisando provar para mais ninguém que chegou para ficar. O álbum ainda conta com parcerias de Anitta, João Donatto e Criolo.
BK – O líder em movimento
O rapper BK lançou seu terceiro disco de estúdio com o desafio de superar o aclamado “Castelos e Ruínas” de 2016 e a sequência “Gigantes” de 2018. E ele conseguiu. O projeto explora toda sua versatilidade e fala sobre temáticas das lutas raciais. Não é pop, mas sem dúvidas um dos melhores discos nacionais do ano. Um mês após o lançamento, o projeto ganhou um documentário mostrando o seu processo de produção.
Vitor Kley – A Bolha
O ensolarado Vitor Kley lançou seu seu novo álbum com uma sonoridade bastante diferente do habitual. O álbum traz referências do rock, pop e samba-rock. Com participações de Vitão e Jão, o projeto é de longe o mais conciso e completo de sua carreira, mostrando um Vitor mais experiente e amadurecido.
Djonga – Histórias da Minha Área
Outro rapper que não podia estar de fora da lista é Djonga. O disco retrata a violência contra a população negra nas periferias. O projeto chega com um tom de crítica a toda a elite brasileira, todo racismo e exclusão de pessoas pretas, que faz com que cada um seja o protagonista da sua própria história, como o próprio rapper. É um soco no estômago.