Entrevista: Julia Joia fala sobre EP “sinto muito” e processo de composição
16/12/2021A cantora e compositora carioca Julia Joia conversou com o UPdate POP sobre o processo de composição do seu último EP “sinto muito” e sobre mostrar suas vulnerabilidades para o mundo nas canções. A intérprete também contou como surgiu o convite para a participação de João Klein na música “em tudo tem você”.
O seu terceiro projeto chegou com músicas melancólicas cheias de sentimento mostrando um lado mais sombrio e triste do fim de relacionamentos em sua vida, diferente do que já havia mostrado no último trabalho “A Doce Despedida” que trouxe músicas animadas, no estilo disco. Julia Joia faz parte de uma nova geração de artistas da música nacional que não tem medo de demonstrar o que sentem em suas composições, e fazem a linha mais “sad” song, como os cantores Jão no POP, Konai no estilo Indie e também letras de gêneros mais diferentes, como as sofrências do sertanejo, trazidas pela saudosa Marília Mendonça.
Com apenas 20 anos de idade, Julia Joia é uma das maiores promessas do POP nacional e mostra a cada projeto seu, um amadurecimento nas composições, produções e interpretação. Na primeira faixa do EP, “em tudo tem você”, a artista fala sobre o sentimento de permanência de quem se foi, mas que deixou parte de si, já “oito e oitenta” mostra toda sua intensidade nos relacionamentos, e no última canção, “you’ll never hear this anyways” toda em inglês, a cantora conta como foi o término repentino de uma amizade.
Como foi o processo de composição das músicas do seu último EP “sinto muito”?
“Esse processo de criação desse EP foi assim a parada mais livre que eu já escrevi em toda a minha carreira. Não foi algo pensado pra ser tão comercial, pra ser hit, pra ser pop eu só realmente vivi e precisei escrever aquilo. Foi um momento de desabafo assim, na verdade eu passei pelo fim de um relacionamento em janeiro e aí escrevi “em tudo tem você” que é o single e foi logo depois que eu terminei, uns nove dias depois eu estava arrasada mesmo assim eu acho que essa música é super refrão forte ela é bem pop porque não é forma de escrever mesmo, mas as outras duas já foram escritas foram no desabafo mas foram sabendo que eu já ia lançar esse projeto um dia, mas do mesmo jeito foi muito naquele momento em que você está transbordando o sentimento, você precisa botar pra fora de alguma forma, tem gente que liga pra amigo tem gente que vai gravar um vídeo e eu escrevo sempre, escrevo muita poesia muito texto e aí eu juntei alguns textos que eu tinha e escrevi “oito e oitenta” e a terceira música também”
Você já conhecia o João Klein? Como surgiu a parceria na música “em tudo tem você”?
“Eu não conhecia o João, a gente se conheceu virtualmente porque nós participamos do Poplinemasks4all que foi um festival do Pop Line no ano passado e aí eu vi o nome de novos artistas e segui ele assim né e falei cara que voz é essa? O menino arrasa e aí a gente trocou DM assim mas nada demais, ele é de São Paulo eu sou do Rio e a gente não se conhecia pessoalmente até ele vir pra cá e gravar o clipe mas assim de primeira como a música foi muito pessoal e tudo mais, o segundo verso do que está na música nem tinha sido escrito eu cantava ela pra realmente ser uma música solo. Fui e escrevi um segundo verso sendo tipo um ponto de vista do cara né, a resposta do cara que eu estou cantando isso. Queria um feat de qualquer jeito, acabei gostando muito do segundo verso também essa coisa da resposta do homem e aí eu lembrei do João, eu não queria que fosse qualquer pessoa cantando, eu tinha alguns amigos, alguns alguns artistas na cabeça mas acho que o João ele passa na interpretação muito sentimento na voz e isso era essencial pra essa música que é super pessoal e sentida. Eu gosto muito da dele então te chamei e ele foi maravilhoso a equipe dele também, foram muito queridos e a gente pôde fazer ao vivo gravar o clipe, ele é realmente uma pessoa maravilhosa um fofo e um artista incrível também então acho que deu tudo certo no final”.
Recentemente você compôs em espanhol no single “Amor de Verão com Ombrinho” de Duda Beat com Li Saumet, nós queremos saber, como foi o convite?
“Tenho sido chamado pra muitos camps de outras pessoas, essa foi uma grande meta que eu cumpri graças a Deus botei como meta isso, porque você nem sempre sai da bolha no seu trabalho. Essa campanha da Natura surgiu da forma mais descontraída possível, o convite veio da minha amiga Mariana Reis que é uma compositora maravilhosa e a Clara Valverde que também é cantora e compositora, elas trabalham pra uma agência que fazem alguns jingles pra publicidade né e aí a gente tem um grupo das minhas amigas cantoras compositoras. A Mariana mandou no grupo preciso pra amanhã da música tal então foi essa loucura acho que no dia seguinte a gente já se reuniu no Zoom por que a Clara, é de São Paulo e ela estava em BH pra gravar um clipe que é um lançamento com a Clara e Sofia. Foi uma loucura, mas a gente fez a música toda, a gente fez uma versão toda em espanhol. A gente sabia que a versão em português ia ser cantada pela Duda Beat e ela é maravilhosa acho que ela representa coisas incríveis pra nossa música atual e ela tem uma música diferenciada então eu fiquei super emocionada e espanhol é minha terceira língua, eu não tenho muita prática de escrever em espanhol escutei umas três músicas só em espanhol então foi um grande desafio.”
Ouça o EP “sinto muito” aqui embaixo:
Depois desse último EP que foi melancólico e todas as músicas seguiram essa linha mais triste, você já tem planejado alguma outra coisa? O UPdate POP agradece pela entrevista!
“Eu estou tentando me encontrar nesse lugar porque o “A Doce Despedida” que é o meu EP disco, é muito animado, muito dançante deu muito certo e é muito a minha cara mas eu encontrei muito mais a minha verdade nesse último EP, mas eu não quero fazer só isso assim a minha paixão realmente é pop e acho que pop engloba todas essas coisas né? São músicas agitadas e no meio do trabalho, tem uma balada, tem uma música mais pessoal e melancólica. Então agora assim eu posso garantir uma Julia Joia reinventada mas que não vai ser exatamente igual a essência desse último trabalho, não pretendo ficar na sofrência eterna porque eu gosto de fazer shows muito animados assim eu gosto de cantar minhas músicas animadas, covers animadas e ter aquele momento do show que todo mundo vai parar ouvir, se emocionar e depois a gente volta a dançar de novo. Então eu quero ter essa variedade no meu repertório.”
Sem dúvidas, Julia Joia se destaca por suas composições e a autenticidade presente na sua arte. É um dos nomes para se conhecer e ficar de olho em 2022.