BDP Festival traz grandes nomes do rap nacional em noite de valorização da cultura preta

BDP Festival traz grandes nomes do rap nacional em noite de valorização da cultura preta

20/08/2023 Off Por Beatriz Arasanoli

O Festival BDP teve sua mais recente edição na noite de sábado (19) no Nau Cidades, em Santo Cristo, no Rio de Janeiro. O icônico Baile da Pesada continua a crescer e se renovar a cada ano, mantendo sua essência inalterada. Concebido por pessoas pretas o festival apresentou predominantemente em sua programação artistas negros que estão ganhando destaque e reconhecimento na cena nacional, além de renomados nomes da música brasileira como BK e Baco Exu do Blues.

Fundindo diversos gêneros musicais, como samba, funk, R&B, MPB e rap, o evento reuniu uma variedade de artistas cujos trabalhos se complementaram. Dentro do espaço, os participantes puderam desfrutar de uma área de alimentação com food trucks e bares, um local para relaxar entre as atrações e recarregar as energias, um estande de maquiagem e até uma piscina.

Para começar a tarde, a DJ Bibi Gracio abriu os trabalhos, seguida do também Dj Ezio. Uma das revelações do samba carioca, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes, também chamado de SIBC se apresentou trazendo sua roda de samba.

A dupla de R&B Yoùn que mistura elementos do jazz, soul, rap trouxe sua vibe e o seu violino para uma grande apresentação. Os rapazes da baixada fluminense trouxeram diversos sucessos como “Follow Me”, “Meu Grande Amor”, “Nova York” e contaram com a participação de BIAB na faixa “Lá Vem a Noite” uma parceria dos artistas, e que também apresentou suas autorais como “em santa”, “Pedra do Sol”.

Celebrando o funk, o Kilario Afro Baile apresentou suas apostas, o funkeiro Yuri IDD e Celo Dut trouxeram um pouco do rap e do trap nacional. Feyjão misturou sonoridades da MPB, com o soul e o samba apresentando suas músicas autorais como “Joga a Corda” e covers como “Amiga da minha mulher” de Seu Jorge e clássicos do carnaval carioca. Continuando a noite, outro nome dispontando na cena carioca, a DJ Tamy trouxe sucessos do funk atual.

Entre os shows mais aguardados da noite, estava o do rapper carioca BK que divulga a turnê do álbum “ICARUS” pelo Brasil e apresentou faixas do disco, como “Músicas de amor nunca mais”, “Luta e Lucro”, “Tudo mudou e nada mudou”, “Lugar na mesa” e outros grandes sucessos de sua carreira como “Planos” de seu primeiro álbum.

Baco Exu do Blues chegou com uma banda de percussão e suas backing vocals, diretamente da Bahia. O rapper que também está em um grande momento da carreira, trouxe seus colegas da Facção Carinhosa e apresentou grandes hits como “Me Desculpa Jay Z”, “Samba in Paris”, “Girassóis de Van Gogh”, sua parceria com Luísa Sonza em “Hotel Caro”, “Flamingos”, “Te Amo Disgraça”.

Para encerrar a noite, um dos maiores nomes femininos do rap nacional Flora Matos trouxe seus trabalhos autorais como os singles “Chei de Gata”, “Chá de Maçã”, “apretón” entre outros.