
BDP Festival traz grandes nomes do rap nacional em noite de valorização da cultura preta
20/08/2023O Festival BDP teve sua mais recente edição na noite de sábado (19) no Nau Cidades, em Santo Cristo, no Rio de Janeiro. O icônico Baile da Pesada continua a crescer e se renovar a cada ano, mantendo sua essência inalterada. Concebido por pessoas pretas o festival apresentou predominantemente em sua programação artistas negros que estão ganhando destaque e reconhecimento na cena nacional, além de renomados nomes da música brasileira como BK e Baco Exu do Blues.
Fundindo diversos gêneros musicais, como samba, funk, R&B, MPB e rap, o evento reuniu uma variedade de artistas cujos trabalhos se complementaram. Dentro do espaço, os participantes puderam desfrutar de uma área de alimentação com food trucks e bares, um local para relaxar entre as atrações e recarregar as energias, um estande de maquiagem e até uma piscina.
Para começar a tarde, a DJ Bibi Gracio abriu os trabalhos, seguida do também Dj Ezio. Uma das revelações do samba carioca, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes, também chamado de SIBC se apresentou trazendo sua roda de samba.
A dupla de R&B Yoùn que mistura elementos do jazz, soul, rap trouxe sua vibe e o seu violino para uma grande apresentação. Os rapazes da baixada fluminense trouxeram diversos sucessos como “Follow Me”, “Meu Grande Amor”, “Nova York” e contaram com a participação de BIAB na faixa “Lá Vem a Noite” uma parceria dos artistas, e que também apresentou suas autorais como “em santa”, “Pedra do Sol”.
Celebrando o funk, o Kilario Afro Baile apresentou suas apostas, o funkeiro Yuri IDD e Celo Dut trouxeram um pouco do rap e do trap nacional. Feyjão misturou sonoridades da MPB, com o soul e o samba apresentando suas músicas autorais como “Joga a Corda” e covers como “Amiga da minha mulher” de Seu Jorge e clássicos do carnaval carioca. Continuando a noite, outro nome dispontando na cena carioca, a DJ Tamy trouxe sucessos do funk atual.
Entre os shows mais aguardados da noite, estava o do rapper carioca BK que divulga a turnê do álbum “ICARUS” pelo Brasil e apresentou faixas do disco, como “Músicas de amor nunca mais”, “Luta e Lucro”, “Tudo mudou e nada mudou”, “Lugar na mesa” e outros grandes sucessos de sua carreira como “Planos” de seu primeiro álbum.
Baco Exu do Blues chegou com uma banda de percussão e suas backing vocals, diretamente da Bahia. O rapper que também está em um grande momento da carreira, trouxe seus colegas da Facção Carinhosa e apresentou grandes hits como “Me Desculpa Jay Z”, “Samba in Paris”, “Girassóis de Van Gogh”, sua parceria com Luísa Sonza em “Hotel Caro”, “Flamingos”, “Te Amo Disgraça”.
Para encerrar a noite, um dos maiores nomes femininos do rap nacional Flora Matos trouxe seus trabalhos autorais como os singles “Chei de Gata”, “Chá de Maçã”, “apretón” entre outros.