Artista da Baixada Fluminense, Aryelle Christiane lança canção sobre ancestralidade
01/07/2022A artista Aryelle Christiane lançou seu primeiro single “Chão Ancestral”. A letra da canção fala sobre a conexão com a sabedoria dos mais velhos para trilhar novos caminhos. Com mais de 5 anos trabalhando na área artística como atriz e produtora, Aryelle que é artista de Nilópolis, Baixada Fluminense, se lança como cantora.
Estudante de Produção Cultural no IFRJ-Nilópolis, Aryelle, de 24 anos, é multiartista, e seu trabalho se fundamenta principalmente pelo estudo da ancestralidade e identidade que perpassam sua trajetória artística que vem do teatro. Apesar da música sempre estar presente em todas as suas atuações, a artista conta que não se sentia à vontade para expor suas composições. Até que em um espetáculo, ela se dispôs a cantar “Chão Ancestral” e entendeu que seria sua estréia na carreira musical.
“Me entender como artista não foi um processo fácil, saber que era possível ser para alguém como eu e é através do olhar de cuidado dos meus que eu continuo aqui. Não tinha outra maneira de começar para mim que não fosse saudando aqueles que construíram caminhos para que eu estivesse aqui hoje e eu sigo me inspirando na minha arte por eles”, declara Aryelle.
A produção do single foi feita pelo Margot Studio. Além do clipe oficial, a música conta com um clipe documental onde Aryelle conta suas inspirações e ideias sobre a letra. Este material é um projeto contemplado pelo Edital Cultura Presente nas Redes 2.
“Quando me perguntam porque “Chão Ancestral”, eu sempre digo que é o sentir em forma de canção. Esta música traduz o que há de mais interno em mim, é uma saudação a todos que vieram antes e um desejo de um presente e futuro”, conta a artista.
Uma peculiaridade da canção é não ter efeitos eletrônicos. O produtor musical Lucas Fernandes optou por utilizar instrumentos e efeitos que humanizem a música, trazendo um aspecto de cantiga de roda que remete a ancestralidade.
“O objetivo era traduzir o sentimento e o sentido da letra para o instrumental, criando assim uma base que seria um porta retrato da história da música e o sentido dela, utilizando instrumentos populares e práticas comuns. Sons que vem antes da gente, instrumental que existem a décadas, e que vão continuar a existir por mais e mais décadas”, conta o produtor.
A música está disponível em todas as plataformas de áudio e os clipes, oficial e documental, de “Chão Ancestral” estão disponíveis no Youtube.