Após debate com Anitta, deputado retira emenda de MP sobre direitos autorais
07/05/2020Nessa semana, Anitta protagonizou um embate com o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) a respeito da emenda constitucional, de medida provisória, que previa mudança na cobrança de direitos autorais no Brasil. A emenda proposta por Carreras, implicaria na redução da remuneração dos compositores, por isentar promotores de eventos e produtores do pagamento de direitos autorais.
A proposta causou polêmica e recebeu críticas da classe artística, levando o deputado a voltar atrás. Em carta aberta direcionada aos artistas, ele informou que irá retirar a emenda. Confira um trecho do documento:
“Diante das informações contraditórias devido à falta de entendimento claro a respeito da nossa emenda à MP 948 e da possibilidade de termos um diálogo maior sobre o assunto com toda a classe em relação à transparência aos critérios de cobrança dos direitos autorais no Brasil, decidimos não esperar o relator da MP ser definido como é uso e costume do Congresso, e enviamos um requerimento direto para o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, com a solicitação que ele retire a emenda”.
Após a publicação da carta aberta, Anitta comemorou a decisão. “Vitória. Feliz de saber que toda a classe de músicos dormirá tranquila hoje com menos este problema”, respondeu a cantora.