A​mericanas S.A. leva ônibus-biblioteca do Livros nas Praças para a Bienal do Rio. Confira!

A​mericanas S.A. leva ônibus-biblioteca do Livros nas Praças para a Bienal do Rio. Confira!

04/12/2021 Off Por Hellen Oliveira

A Americanas S.A. participa mais uma vez da  Bienal Internacional do Livro do Rio, o maior evento literário do país, que acontece entre os dias 3 e 12 de dezembro. A companhia ingressa no pavilhão 2 (Laranja) com o ônibus-biblioteca do “Livros nas Praças”, projeto social que empresta gratuitamente livros para crianças, jovens e adultos de comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, e de São Paulo. Ao todo, os visitantes do único ônibus-biblioteca estacionado na Bienal terão acesso a mais de 2 mil exemplares para leitura gratuita no local. Pela segunda vez dentro da Bienal do Rio, o “Livros nas Praças” espera receber cerca de 30 mil pessoas na biblioteca itinerante durante os 10 dias de evento. O projeto também distribuirá marcadores de página e bolas como brindes exclusivos aos visitantes do ônibus.

O projeto “Livros nas Praças” programou duas ações especiais para sua participação na Bienal. No dia 07/12, às 11h, o projeto convida Isabella Nicholas, autora do livro Pedro e a Lua, para contar histórias para o público. Durante a apresentação, a autora também doará exemplares de seu livro para os espectadores da atividade. Em seguida, no dia 10/12, também às 11h, os artistas Jujuba e Ana Nogueira realizarão o espetáculo Contos em Cantos, mostrando de uma maneira divertida e envolvente a riqueza do imaginário brasileiro. A ação contará com um jogo interativo de brinquedos cantados e contos populares.

Na primeira atividade, o público poderá aprender e se divertir com o Jogo da Maritimidade, tabuleiro criado exclusivamente para a Bienal que aborda os temas Biodiversidade da Baía de Guanabara e de Meio Ambiente. Já a segunda atração é a intervenção “O Projeto Grael e suas ações ambientais”, que traz ao público abordagens sobre a cultura da maritimidade e reflexões sobre os impactos das ações do Instituto Rumo Náutico em seus 23 anos de atividade. As experiências são abertas a todos os visitantes do ônibus e destinadas a todas as idades.

Cristina Figueiredo, diretora do projeto Livro nas Praças, acredita na importância da circulação do ônibus-biblioteca tanto em eventos abertos ao público, como a Bienal do Livro do Rio, quanto nas ruas. “A circulação do ônibus-biblioteca por diferentes praças da cidade e da Baixada Fluminense, sobretudo em comunidades carentes, reforça o papel social do projeto. Já impactamos mais de 160 mil leitores desde 2014 e a Bienal acaba sendo um evento estratégico para o projeto, por nos aproximar ainda mais do público do Livros nas Praças. Tivemos uma experiência muito bem-sucedida no nosso primeiro ano na feira e temos a expectativa de batermos a marca de 200 mil pessoas impactadas com nossa participação deste ano”, afirma.

O ônibus-biblioteca conta com um acervo de livros nacionais, internacionais, infantis, juvenis e adultos. Entre os títulos, 70% são de autores brasileiros como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. Promovendo acessibilidade e inclusão, o projeto conta ainda 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 35 livros em braile para adultos, além de uma cadeira de transbordo para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física.

O ônibus-biblioteca do “Livros nas Praças” é mantido pela Americanas S.A. desde 2014. Durante a pandemia, o projeto também iniciou o serviço de delivery de livros, com mais de 2 mil títulos disponíveis para a entrega gratuita. O serviço de entrega permite que os interessados escolham as obras desejadas em um catálogo digital e as recebam em suas casas. Para solicitar, basta entrar em contato com o projeto via WhatsApp (21 99419-8869) e informar os dados solicitados, como código da obra, nome completo e endereço. A entrega e a devolução dos livros são feitas pelos Correios e, após o recebimento, há um período inicial de 30 dias para conclusão da leitura, com a possibilidade de prorrogação. Ao terminar, o leitor tem os títulos coletado sem casa e pode solicitar o envio de um novo envio.