Faltam 100 dias para a abertura dos portões da maior e melhor edição do Rock in Rio de todos os tempos
05/06/2024O Rio de Janeiro já está vibrando a energia do Rock in Rio. Exatos 100 dias separam os fãs da maior e melhor edição de todos os tempos. Até este momento, 31 países e todos os estados brasileiros já disseram “EU VOU”, e a Cidade Maravilhosa, berço da primeira e histórica edição do festival e que colocou o país na rota internacional do show business, já está se preparando e se vestindo de Rock in Rio.
No Parque Olímpico, as obras que vão compor e dar forma a mágica e icônica Cidade do Rock começaram. Todos se preparam para receber os 700 mil fãs que farão parte desta festa com 500 horas de experiências e mais de 750 artistas nos sete palcos. Com quatro dias já esgotados, festival coleciona grandes números das vendas de ingresso e os fãs que não querem ficar de fora da histórica edição de 40 anos do festival ainda podem adquirir suas entradas para os últimos três dias disponíveis, quando Avenged Sevenfold e Ed Sheeran são headliners, além do inédito Dia Brasil, que traz o maior encontro da música brasileira. O Rock in Rio acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
Para esta edição do festival, a organização traz uma celebração ao legado do Rio de Janeiro, proporcionando aos fãs uma imersão em sua história por meio de uma experiência inédita, inovadora e divertida. Após o grande sucesso das seis primeiras ativações do Rock in History, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Porto Maravilha, Barra, Copacabana, Ipanema e no Aterro do Flamengo, agora o festival inicia a segunda onda, com 17 novos locais – oito sendo desbloqueados hoje -, ampliando a experiência e aquecendo os fãs para o grande momento de abertura dos portões. Primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, o projeto foi desenvolvido com a TIM, contando com parceria da Eletromidia e implementação da Context e transporta os usuários para um universo mágico de uma “cidade aumentada”.
Comemorando os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, no total 40 histórias estarão em pontos digitais e interativos espalhados pelo Rio de Janeiro, oferecendo cinco formatos de conteúdos imersivos, elevando a experiência dos fãs a um patamar único. Eles poderão encontrar objetos em 3D de proporções gigantescas, informações e curiosidades emocionantes, portais virtuais que os transportarão para novos universos digitais, filtros encantadores, áudios exclusivos e cenários virtuais ideais para capturar fotos incríveis. Ao englobar toda a Cidade Maravilhosa na ação, esta será a primeira vez no mundo que um festival cria uma experiência de realidade aumentada de tamanha dimensão.
No Rock in History, oito experiências são lançadas hoje – as demais ao longo da segunda onda –, entre elas: o projeto do Amazonia Live na Lapa; a contagem regressiva para o dia 13 de setembro de um jeito que o público nunca viu, em Ipanema; o cubo criado para dar início à celebração dos 40 anos do festival na Lagoa; a história que salvou o Rock in Rio, com o Passat de um grupo de amigos que abordou Roberto Medina na rua, também no Centro; o pórtico gigante que dá as boas-vindas a quem chega na Cidade do Rock, na Lapa; os acampamentos nos arredores do festival, lá em 1985, que abrigou grande parte do público que não conseguiu vaga nos hotéis da cidade, também em Ipanema.
Além disso, os fãs vão poder conhecer outras histórias do maior festival de música e entretenimento do mundo, como o robô Rob Master, que se apresentou em 2015, na Gávea; conhecer curiosidades dos camarins do Palco Mundo com uma ajudinha da tecnologia, no Leblon e o brinquedo Mega Download, patrocinado pela TIM no novo Parque de Diversões do Rock in Rio, ainda em Ipanema.
O Rio de Janeiro, cidade que recebeu e acolheu o Rock in Rio, tem uma enorme vocação para o turismo e oferece diversas atrações para os milhões de visitantes que passam por ela durante todo o ano. E o festival, que sempre foi um incentivador do setor do turismo, se uniu ao Parque Bondinho Pão de Açúcar®, Cristo Redentor, AquaRio, BioParque, Trem do Corcovado e a Roda Gigante do Rio – Yup Star e em parceria com o Visit Rio, para que o público de outros estados tenha uma experiência ainda mais memorável durante a estadia na cidade.
Os turistas que apresentarem o ingresso do Rock in Rio nessas atrações durante todo o mês de setembro ganharão descontos e outros benefícios. Além destes cenários, o Rock in Rio anuncia uma adesão maciça ao programa ”Vem pro Rio” e compartilha outros locais emblemáticos da cidade que também aderiram ao programa: São eles: Blue Note, C2Rio, Campo Olímpico de Golfe, Carnaval Experience, Museu do Amanhã, Museu do Flamengo e Tour Maracanã.
Rock in History — Como funciona
Totalmente gratuito, o Rock in History está sendo dividido em três etapas, que deverão ser concluídas até o festival. A primeira, chamada azul, iniciou há duas semanas. A segunda, chamada preta, inicia hoje, 5 de junho. Esta fase vai liberar mais 17 pontos interativos da ação, oito deles sendo lançados hoje, marcando mais uma etapa da jornada do público pela galeria interativa a céu aberto. Os 180 primeiros usuários que concluírem todas as 40 experiências que, juntas, formam as três etapas, vão ganhar pares de ingresso para o festival – estão disponíveis ingressos de gramado para todos os dias de festival. No total, são 14 experiências desbloqueadas até o momento – nove serão lançadas ainda na segunda onda e os demais, na terceira.
Lançadas na primeira onda do Rock in Rio, foram as imagens virtuais das hashtags instagramáveis #Acreditar, #Sonhar, #Juntos, #Paz, da edição de 2022, encontradas no Porto Maravilha; Na Barra e em Copacabana, o público visualiza uma foto interativa do pórtico que estava na entrada da Cidade do Rock lá em 1985; já no Aterro do Flamengo, está a representação do cinema cenográfico da Rota 85, com um conteúdo em vídeo sobre a história do festival, na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma interação com holofotes digitais que representam o título do Rock in Rio de ser o primeiro festival a iluminar a plateia e, em Ipanema, a tradicional guitarra do festival.
Para participar, as pessoas terão que apontar a câmera do celular para os QR Codes das instalações da Eletromidia que estarão nos 40 pontos da ação. Logo em seguida, abrirá uma página que mostrará para qual ano o usuário será transportado e, a partir daí, contará a relação e a história por trás do Rock in Rio com aquele lugar. Ao fim da exibição do conteúdo, surge na tela um badge, em formato de uma palheta de guitarra virtual, referente ao local que o fã está e que aparecerá diretamente na carteira virtual do usuário no aplicativo oficial do Rock in Rio: o usuário precisa clicar no botão salvar memória, que agora vai se chamar concorrer a ingressos. Ao juntar os distintivos, que recebem numerações diferentes, o público vai desbloqueando as fases e recebendo as recompensas.
Ao completar cada uma das três fases da ferramenta, sendo a primeira chamada de azul, a segunda de preta e a terceira de dourada, o fã que conseguir armazenar em sua carteira virtual os badges de todas as experiências poderá retirar uma paleta física correspondente àquela etapa nas lojas TIM participantes da ação. Os clientes da operadora têm vantagens: terão um badge “coringa” em cada fase, permitindo que completem o ciclo de forma mais rápida. Vale destacar que unidades da TIM por todo o Brasil também recebem uma ativação especial em realidade aumentada, que trará informações e curiosidades do Rock in Rio.
Por se tratar de um projeto robusto de tecnologia, o Rock in History conta com a força fundamental do 5G para que a experiência seja um sucesso. A TIM, operadora líder no 5G e com a maior rede móvel do Brasil, é a aliada dessa ação e trará experiências diferenciadas para os participantes, principalmente para aqueles que forem clientes.