Born This Way: 12 anos

Born This Way: 12 anos

23/05/2023 Off Por Guilherme Sá

Quem não lembra do frisson e das teorias da conspiração mirabolantes que assolaram nossa infância quando Lady Gaga lançou o álbum mais icônico da década de 2010?

Capa do álbum “Born This Way”/Reprodução: Internet

Born This Way nasceu em 2011 e moldou toda uma geração. Com seu discurso altamente político, milhões de adolescentes cresceram com a visão de que estava tudo bem ser quem se é. “Não importa se você é gay, hetero ou bi, lésbica ou trans (…) Não importa se você é preto, branco ou pardo, latino ou oriental”, o hino de amor e aceitação se tornou atemporal, assim como o álbum de mesmo nome, que vendeu 1 milhão de cópias na primeira semana, e hoje vamos revisitar uma das maiores bíblias do pop: BORN THIS WAY

MARRY THE NIGHT/BORN THIS WAY/JUDAS

A primeira parte do álbum reúne os maiores hits da era, com a faixa homônima sendo um sucesso instantâneo, atingindo o topo dos charts de 31 países, sendo o terceiro hit #1 nos Estados Unidos da artista. Ainda com “Judas” e “Marry The Night”, Gaga consolidou sua posição de popstar.

HAIR/SCHEIẞE/BLOODY MARY

Hair” foi o único single promocional da era, mas outras faixas também foram muito amadas pelo público como “Scheiße“, e mais recentemente devido a febre de “Wandinha”,Bloody Mary” ficou conhecida por uma nova geração mais de 10 anos depois de seu lançamento, se tornando a segunda música mais popular da cantora em seu perfil do Spotify.

YOU AND I/THE EDGE OF GLORY

O álbum também deu vida a uma das mais icônicas personas de Lady Gaga, “Jo Calderone”, o alterego masculino que representa seus antigos namorados, assim como também “Yüyi”, a sereia. Uma curiosidade sobre “You and I” é que ela possui mais de 30 versões, pois Gaga mudou o nome do estado de Nebraska da canção original para se adequar a localização de onde o ouvinte estaria, entre diversas cidades e estados americanos.

The Edge of Glory” finaliza o álbum, assimilando-se bem com o tema da canção que fala sobre o último momento de vida de alguém, inspirada pela morte de seu avô um mês antes de sua gravação, em 2010. Inicialmente lançada como single promocional, foi transformada em terceiro single da era.