Durante Rio2C, Ludmilla comenta as dificuldades de ser mulher preta na indústria, relacionamento e o futuro do novo álbum “Vilã”

Durante Rio2C, Ludmilla comenta as dificuldades de ser mulher preta na indústria, relacionamento e o futuro do novo álbum “Vilã”

15/04/2023 Off Por Hellen Oliveira

Nessa última quinta-feira (13), o UPdatePOP esteve presente na Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina. A edição desse ano trouxe o conceito soft power – que se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas.

Com uma palestra inspiradora, a maior cantora preta da América Latina, Ludmilla, contou sobre sua trajetória e barreiras que tiveram que ser quebradas para alcançar o estrelato. A voz de “Nasci Pra Vencer”, revelou o medo de assumir seu relacionamento com a dançarina e influencer Brunna Gonçalves e como é difícil ser uma mulher preta na indústria musical. 

“Nessa indústria o espaço para mulher é muito pouco, é muito dominada por homens. Para você se impor e ter voz dentro de um lugar, ainda mais sendo mulher preta, você tem que fazer 10 vezes mais. Não é brincadeira, é real. Para eu chegar no palco do Rock In Rio, demoraram 10 anos, mesmo cantando em diversos festivais por todo o Brasil há 10 anos.”

Em um relacionamento há quase 5 anos com a bailarina e influencer Brunna Gonçalves, Ludmilla revelou que escondeu seu relacionamento por medo de como o preconceito poderia afetar sua carreira. 

“Eu me relaciono com mulheres desde 16 anos, mas quando eu encontrei a Bru e decidi assumir esse relacionamento, eu não era mais uma pessoa anônima que iria lidar com isso somente entre amigos e família, eu teria que lidar com o Brasil inteiro sabendo disso. Eu tinha muito medo, muito medo do que as pessoas iriam pensar, de que rumo minha carreira iria tomar e como eu iria me comunicar.”

E a cantora completa: “Quando eu me assumi, isso não era muito comum e visto no meio do funk. Eu ouvia muito: “você não pode se assumir, ninguém pode saber disso se não sua carreira acaba.” Mas o meu eu dentro de mim sempre fala muito forte, eu precisava me libertar. Eu não ia em festas com medo de “desmunhecar”, eu não ia em eventos com a Bru com medo das pessoas perceberem nossos olhares.” 

Em resposta exclusiva ao UPdatePOP durante coletiva, Ludmilla revelou que não estava preparada para lançar seu novo álbum “Vilã” na data prevista e não seguiu sua intuição nas tomadas de decisões. Entretanto, revelou que sua equipe está com novos membros alinhados com seu objetivo e uma nova versão ao vivo será lançada. 

Confira a resposta na íntegra:

Ouça o álbum “Vilã”:

Rio2C 2023 está ocorrendo até o dia 16 de abril na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Para saber mais sobre a edição desse ano, clique aqui