Rio2C: Ludmilla, Dilsinho e Kondzilla são atrações confirmadas. Confira a programação completa!

Rio2C: Ludmilla, Dilsinho e Kondzilla são atrações confirmadas. Confira a programação completa!

05/04/2023 Off Por Hellen Oliveira

Com a retomada definitiva dos eventos por todo o país, o já consolidado e cada vez mais abrangente Rio2C apresenta este ano um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa, dissecados, de forma transversal, por alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados.

O maior encontro de criatividade da América Latina ocupa novamente todo o complexo da Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas.

O evento se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits, que acontecem no dia 11 de abril, marcam o dia de abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes.

Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros. 

Os bastidores da música continuam trazendo inúmeras discussões relevantes para o futuro da indústria. Dilsinho extrapolou as fronteiras do pagode para se tornar um dos artistas mais bem-sucedidos de sua geração.

Conhecido no meio como o “Diferentão”, por ser um dos artistas mais inovadores da cena atual, o músico revela como as suas colaborações com artistas de diferentes gêneros musicais, a exemplo de Ivete Sangalo, Ferrugem, Luisa Sonza e Léo Santana, abriram não apenas novas oportunidades criativas, mas elevaram canções de seu repertório ao status de “mega hit”, como a música Refém, que já tem mais de 480 milhões de visualizações no YouTube.

Kondzilla, cujo canal no Youtube soma mais de 66 milhões de inscritos e 37 bilhões de visualizações, ainda participa de outra palestra na qual expõe as principais lições do mercado da música que podem ser aplicadas no audiovisual, seguindo a linha do cruzamento de temas multidisciplinares nas conversas. 

O produtor paulista, que vem ampliando sua atuação no segmento com a produção de obras de sucesso, como a série Sintonia, um dos projetos nacionais mais assistidos da Netflix, irá explorar questões de direitos autorais, recolhimento de royalties, modelos de negócios, estratégias de distribuição e as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital, como a possibilidade de criação de comunidades de fãs e a oferta de conteúdo personalizado.

Das origens na favela até se tornar um dos maiores nomes do pop brasileiro contemporâneo, a cantora e compositora Ludmilla também é um dos destaques da programação, que traz ainda temas como o futuro dos shows, a importância das redes sociais para o lançamento de novos artistas, a indústria na era da distribuição digital e como as tradições afro-brasileiras influenciam a identidade musical do país.

Evento contará com a participação de mais de 1.200 palestrantes, incluindo a ministra da cultura Margareth Menezes, o cantor Gilberto Gil, Lyor Cohen (head global de música do YouTube), o piloto Rubens Barrichello, a apresentadora Fátima Bernardes, Christian Gabela (vice-presidente sênior para a América Latina da Gaumont), o cineasta argentino Daniel Burman, David Levine (CCO da Anonymous Content), Hugh Forrest (presidente e diretor de programação do SXSW) e a multipremiada cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo.