Entrevistamos Francesca Altério, diretora do festival Turá, Confira!

Entrevistamos Francesca Altério, diretora do festival Turá, Confira!

07/06/2022 Off Por Rodrigo Almeida

Conversamos com uma das idealizadoras de um novo festival. O show do momento será o Turá que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho, no gramado do Auditório do Ibirapuera. Criado pela T4F com o intuito de fomentar, exaltar e divulgar a pluralidade da cultura do nosso país, o evento contará com apresentação dos projetos: Forró Red Light, selo Santo Forte e Vou Chamar o Sindico e dos DJs Cinara, Dre Guazzelli, Mulú, Pathy Dejesus, Deekapz, Leandro Pardí e DJ th4ys.

Alceu Valença, Baco Exu do Blues (convidando Marina Sena e Illy), BaianaSystem, Baby, Duda Beat, Emicida, Lagum, Luísa e os Alquimistas, Mahmundi, Mart’nália, Nando Reis (convidando Jão), Roberta Sá, Xamã e Zeca Pagodinho também já estão confirmados no palco do festival, que terá uma programação 100% nacional.

Confira nossa entrevista:

UPdatePOP:
De onde surgiu a ideia de criar um novo festival?

A ideia surgiu do fato de que, atualmente, o público jovem ouve mais música brasileira do que estrangeira. Pensando nisso, decidimos reverenciar nossa cultura criando o festival Turá, que carrega em si a ideia de abertura, cultura, mistura e releitura, (o próprio nome diz) e com isso, vai celebrar a pluralidade do Brasil. 

UPdatePOP: Além disso, o que diferencia o Turá de outros festivais já famosos no país?

O Turá surge para ser um festival que celebra as diversas facetas da música brasileira, que se conecta tanto com artistas grandes e já consagrados como também com os independentes. Um evento que traz o que é o Brasil e o brasileiro em sua essência, seja por meio da música, das pessoas, da arte e da gastronomia.

Não é só um festival com artistas nacionais, mas sim um evento que fomenta, exalta e divulga a cultura do nosso país, em todos os seus sentidos.

UPdatePOP: Como foi escolher os artistas que iriam compor o festival?

O Turá nasceu com o intuito de impulsionar, exaltar e divulgar a pluralidade da cultura do nosso país. Por isso, selecionamos diferentes nomes da música brasileira que evidenciam isso da melhor forma possível, onde atuais e consagrados sucessos farão parte do festival. O encontro de Nando Reis e Jão mostra exatamente a junção da pluralidade musical que queremos levar ao público, onde a presença de artistas como Baco Exu do Blues e Alceu Valença também fomentam e exemplificam a ideia de termos diferentes estilos, de diferentes épocas e que representam o mercado da música de jeito tão atual. Essa diversidade pode ser observada em todo nosso line up. É sobre levar os fãs a uma viagem pelo Brasil sem sair do lugar. Reunir artistas que promovem a sonoridade brasileira com maestria, nos faz chegar aonde queremos, que é elevar a visibilidade nacional.

UPdatePOP: Quais os desafios de lançar um festival pós pandemia?

Lançar um novo festival tem muitos desafios. O primeiro deles, causado pela pós-pandemia, é a alta demanda de eventos e, consequentemente, a dificuldade de conseguirmos agenda dos artistas. Outro grande desafio atual é o cenário econômico do nosso país. Acabamos de passar por uma crise que mexeu em todo o setor cultural, fazendo com que metade desse mercado ficasse impossibilitado de realizar atividades que eram vetadas pelas medidas de segurança, e a outra metade tivesse projetos suspensos ou cancelados. Nosso objetivo agora é retornar de forma gradual para as pistas e shows, sempre respeitando as medidas impostas pelo poder público para que todos ressocializem de forma segura.

UPdatePOP: Como foi feita a escolha do local para Turá?

Além de ser um local ao ar livre, o Auditório do Parque Ibirapuera  foi concebido por Oscar Niemeyer para apresentações de espetáculos musicais e é considerado um dos pontos turísticos mais bonitos de São Paulo. A estreia do Turá será também o primeiro festival a acontecer no gramado do local após a concessão do espaço, o que deixa tudo ainda mais especial.

Serviço – TURÁ:

Endereço: Auditório do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, S/N – Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP

Data: 2 e 3 de julho

Horários: das 11h às 22h

Valor: a partir de R$180 (terceiro lote) – sujeito a término de lote

Venda de ingressos:

Site  – https://www.ticketsforfun.com.br

Bilheteria física (sem taxa de conveniência) – Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, República, São Paulo). Horário de Funcionamento do Teatro: Terça-feira a domingo, das 12h às 20h

Capacidade: 15 mil pessoas por dia

Mais Informações: www.festivaltura.com.br