Dia Internacional da Mulher: 10 filmes e séries com mulheres fortes e inspiradoras!
07/03/2021Amanhã, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres. Para homenagear todas as mulheres fortes e inspiradoras que lutam todos os dias por seus direitos, selecionamos filmes e séries com grandes protagonistas e histórias que irão te fazer rir, chorar, vibrar, refletir e aprender muito.
O Gambito da Rainha (2020), Scott Frank
https://www.youtube.com/watch?v=cnqV3wsZlpo
A minissérie mais assistida da Netflix, acompanha a história de Beth Harmon, vivida de forma brilhante por Anya Taylor-Joy, uma órfã britânica que possui um incrível dom para o jogo de xadrez e viaja o mundo participando de torneios contra grandes jogadores do esporte. Ao longo da trama a protagonista precisa lidar com vícios em remédios e traumas da infância por conta da perda da mãe. O drama é inspirado no romance homônimo de Walter Tevis, de 1983.
Coisa Mais Linda (2019), Giuliano Cedroni e Heather Roth
Na São Paulo dos anos 50, Maria Luiza, interpretada por Maria Casadevall, vê uma reviravolta em sua vida quando seu marido desaparece. O restaurante que iriam abrir juntos acaba por dar vida a um clube de música no Rio de Janeiro, onde a protagonista descobre um novo mundo de possibilidade, ao lado de Adélia, Thereza e Lígia, três mulheres inspiradoras.
Felicidade Por um Fio (2018), Haifaa al-Mansour
Violet Jones, interpretada por Sanaa Lathan é uma publicitária, que leva uma vida que sempre sonhou, com uma carreira brilhante e namorado perfeito. Mas, tudo muda após uma profunda decepção, que a leva por um caminho em busca de encontrar a felicidade novamente. A protagonista terá que superar traumas de infância e opiniões da sociedade, enquanto passa por um processo de aceitação de seu cabelo crespo, que aprendeu a sempre alisar.
Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? (2018), Johanna Demetrakas
O documentário revisitas as imagens do livro fotográfico de Cynthia MacAdam, que retrata o despertar das mulheres durante a década de 70, que foram para às ruas protestar contra restrições culturais impostas na sociedade. Demetrakas reúne de depoimento de mulheres fortes e feministas contam sobre a época das manifestações e compartilha as suas lutas, experiências e aprendizados para garantir os seus direitos.
Mulheres do Século 20 (2017), Mike Mills
O filme conta a história de Dorothea Fields (Annette Bening) que deseja criar o seu filho adolescente Jamie (Lucas Jade Zumann) da melhor forma possível, apesar das diferenças que existem entre os dois. Para esse desafio, e para que ele se torne um homem que respeite e entenda as mulheres, ela conta com a ajuda de Abbie (Greta Gerwig), uma fotógrafa aficionada pela cultura punk; e Julie (Elle Fanning), uma jovem inteligente e decidida. O longa mostra as perspectivas de três gerações diferentes, abordando a emancipação da mulher e desconstrução do machismo enraizado na sociedade.
The Marvelous Mrs Maisel (2017), Amy Sherman-Palladino
A série conta a história de Miriam Midge Maisel, interpretada por Rachel Brosnahan, uma dona de casa em 1958, em Nova York, que vê sua vida virando de ponta cabeça, após ser traída pelo marido e separar-se dele. Mas, a talentosa Mrs Maisel, descobre nos palcos, como uma comediante, sua verdadeira paixão. A destemida comediante embarca em uma aventura cheia de desafios e momentos inesquecíveis.
Estrelas além do tempo (2016), Theodore Melfi
O longa se passa em 1960, no auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria. Mesmo quando as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos, uma equipe de cientistas afro-americanas da NASA, foi fundamental para o avanço tecnológico que permitiu a ida do primeiro americano ao espaço, sendo as responsáveis pelos complicados cálculos matemáticos envolvidos na missão. Estrelas Além do Tempo é baseado em fato, e tem como foco as histórias de Katharine Johnson (Taraji P. Henson), que fez os cálculos de reentrada da cápsula espacial levando o astronauta John Glenn, Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), uma das únicas supervisoras negras da agência, e Mary Jackson (Janelle Monáe), a primeira engenheira negra da NASA.
Fleabag (2016), Phoebe Waller-Bridge
https://www.youtube.com/watch?v=FhZHv2id6Sk
A jovem adulta Fleabag, vivida por Waller-Bridge, lida com problemas e inseguranças frequentes na vida das mulheres. A comédia dramática, consegue abordar relações familiares, sexuais, traumas, perdas e até mesmo debater sobre saúde mental, de uma forma muito inteligente. A protagonista frequentemente quebra a quarta parede e em seus monólogos internos fala com o público.
Grace and Frankie (2015), Tate Taylor e Scott Winant
Quando os maridos de Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) decidem assumir o secreto relacionamento amoroso que mantinham há anos, as duas antigas rivais, além de terem que lidar com o divórcio, são obrigadas a dividirem a mesma casa. As duas precisam aprender a viver uma nova vida enquanto lidam com diversos dramas dos filhos e ex-maridos. A série traz ótimas reflexões sobre a terceira idade e garante boas risadas, enquanto o público pode acompanhar a bela amizade entre duas grandes mulheres.
Gilmore Girls (2000), Amy Sherman e Daniel Palladino
As garotas Gilmore não podiam ficar de fora dessa lista! A série que ficou no ar durante 7 anos e ganhou fãs por todo o mundo, acompanha a história de Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Rory (Alexis Bledel), na pequena cidade fictícia e inspiradora Stars Hollow, Connecticut. A série explora relacionamentos familiares, românticos e grandes amizades, e com toda vai te fazer rir, chorar e se apaixonar por todos os personagens.