Entrevistamos Tainá Seabra para falar sobre o conceito do single “Situação”, migração dos covers para músicas autorais e mais. Vem conferir!

Entrevistamos Tainá Seabra para falar sobre o conceito do single “Situação”, migração dos covers para músicas autorais e mais. Vem conferir!

21/12/2020 Off Por Beatriz Arasanoli

Nos últimos anos, nomes de muito talento surgiram através de covers na internet. Com uma câmera, voz e violão, dedicação e muita vontade de realizar seus sonhos, nomes como Mariana Nolasco, Luísa Sonza, Vitão, Day, Carol & Vitória, conquistaram uma legião de fãs e ascenderam através de vídeos acústicos no Youtube.

Um nome que vem chamando atenção é o de Tainá Seabra, a carioca começou a publicar vídeos caseiros no Youtube em meados de 2013, e de lá pra cá, conquista cada vez mais fãs com sua voz, carisma e sorriso inconfundível. Ela já conta com mais de 400 mil visualizações no seu canal do Youtube, e começou a apostar nos seus singles autorais à partir de 2019, entre eles “Eu Quero Saber”, “Não Sou Mais” com JANU e DrY, “Só Hoje”, “22:50” com JANU e o recém-lançado “Situação”.

Tainá Seabra vem se destacando como uma das apostas do R&B nacional, com letras que falam sobre sentimentos, amor, relacionamento, e faz parte de uma geração que não tem medo de correr atrás dos seus sonhos. Conversamos com a cantora sobre o conceito de seu mais novo single “Situação“, facilidades e dificuldades de ser uma artista independente, sua migração dos covers para músicas autorais, todo o engajamento dos seus fãs e muito mais.

Confira a entrevista na íntegra:

UPdatePop: Seu atual single “Situação” é sobre um relacionamento que vive um dilema entre idas e vindas, você se inspirou e já passou pela história da música? O que você não considera amor, como diz na letra da canção?

Tainá Seabra: “Situação” não foi totalmente inspirada em uma história minha, mas conforme ela foi sendo escrita me identifiquei com alguns trechos. Iniciei a composição e meu amigo JANU me ajudou a finalizar a letra, se adaptando ao tema que foi definido inicialmente, e acho incrível esse processo de incorporar uma narrativa tendo como foco entregar a mensagem de que amor sem liberdade não é amor. Não considero amor atitudes que tirem a liberdade do outro, que mesmo a pessoa sabendo que algo te machuca ela continua fazendo por puro egoísmo. E depois, pede desculpas e espera que você sempre aceite.

UPdatePop: No clipe da música, um casal aparece envolto de uma corda vermelha que vai se rasgando. Seus fãs fizeram muitas teorias enquanto foram divulgadas as fotos da gravação. Explica pra gente o conceito do clipe.

Tainá Seabra: “Eu amo esse momento que os fãs fazem suas próprias teorias e interpretam de maneiras diferentes aquilo que tá sendo passado, sempre pensamos nisso enquanto criamos o roteiro: a liberdade de cada um entender como quiser. Mas, o conceito final foi voltado para um casal preso em uma corda, simbolizando um relacionamento abusivo, que prende duas pessoas e causa uma falsa sensação de amor. Atrás de mim em alguns takes, a corda já está por um fio e a ideia é da liberdade que ambos terão assim que ela arrebentar e cada um seguir seu caminho.”

Assista ao clipe de “Situação”:

UPdatePop: Sua carreira começou com covers para o Youtube e Instagram. E desde 2019, está apostando nos singles autorais, você sentiu medo de fazer essa migração? Parar de postar covers e investir apenas nas suas músicas.

Tainá Seabra: “Com certeza, acredito que todo artista pensa muito nessa “migração” e em poder se dedicar inteiramente aos projetos autorais. Mas, existe aquela insegurança de parar totalmente com os covers, tendo em vista que é um ótimo método de chamar mais público para conhecer de fato o seu trabalho autoral. Sou muito grata aos covers, fiquei desde 2013 focada somente nisso e grande parte do meu público me descobriu assim. Ainda faço algumas releituras, mas decidi focar totalmente nas minhas composições e fico muito feliz por ter uma fanbase tão incrível junto comigo até hoje, me apoiando diariamente.”

UPdatePop: Seus singles e clipes são produzidos de forma independente, sem financiamento de gravadora ou selo. Você acha que hoje em dia com as redes sociais, é mais fácil ou difícil um artista independente chegar ao sucesso?

Tainá Seabra: “Mais fácil pelo fato de poder se inserir nas redes sociais, postar suas músicas, vídeos, fotos e alcançar pessoas do mundo todo de maneira muito rápida, através de uma tela de celular, com um toque. Porém, mais difícil pela “concorrência” que acaba existindo, muitos artistas novos buscando seu espaço, tentando inovar, se destacar, mas a triste bolha que existe no meio musical impossibilita muito isso.” 

“Como artista independente, aprendi que não devemos esperar nada de ninguém e muito menos acreditar em promessas milagrosas, porque muita gente tenta brincar com nosso sonho. Tenho uma equipe incrível, formada por amigos e sou muito grata e orgulhosa do que estamos conquistando sozinhos e sem financiamento nenhum, desde a composição, beat, produção, audiovisual, marketing, conceito e distribuição. Então, se você tem um sonho, não espere ninguém para começar a correr atrás dele.”

Crédito: Dominique Eiras

UPdatePop: Você já tem uma fanbase grande. O que a Tainá Seabra tem de diferente dos outros artistas, que faz com que a galera seja tão engajada na divulgação do seu trabalho?

Tainá Seabra: “Eu sempre leio TODAS as mensagens que recebo deles, e o que eles mais costumam falar é a respeito da minha determinação de chegar lá e vibrar com cada conquista, por mínima que seja. Nessa quarentena, refleti muito a respeito do que a Tainá tem feito para a Tainá Seabra existir e crescer cada vez mais, então diria que essa galera tá junto comigo abraçando esse sonho porque eu penso diariamente em como mantê-los aqui, em ser transparente, ser grata, mostrar pra eles que tudo é possível, encorajá-los com seus respectivos sonhos e vibrar MUITO com eles em cada realização. É algo que prezo muito em mim: gritar, chorar, postar as conquistas sem “fingir plenitude” e achar que preciso de alguma “postura” superior nos stories.”

UPdatePop: Qual dos singles lançados até agora é o seu favorito e você indicaria para quem está querendo conhecer mais do seu trabalho e o que podemos esperar da Tainá em 2021? 

Tainá Seabra: “Costumo dizer que meu single favorito é sempre o mais recente, no caso, “Situação”. Mas, “22:50” é meu xodó! essa música foi um marco muito importante na minha carreira, principalmente por ser com o JANU. Além de ser meu melhor amigo e partilhar do mesmo sonho, ele foi a primeira pessoa a acreditar em mim e me encorajar a compor, a primeira música que escrevi na vida foi com ele, em 2018, e esse ano estreamos na R&B Brasil do Spotify, juntos. Em 2021 já temos projetos para o ano inteiro! Podem esperar MUITA música boa e muitas surpresas, estou buscando diariamente maneiras de surpreender vocês e me encontrar cada vez mais como artista.”

Assista ao clipe de “22:50”, sua parceria com JANU:

Por fim, a cantora deixou um recado para os seus fãs que acompanham o UPdate Pop:

“Muito obrigada por estarem sonhando junto comigo e me dando forças para continuar com todo esse gás. Vocês são tudo pra mim, não vejo a hora de conhecer cada um de vocês nos shows e escutar geral gritando muito alto! Estejam preparados para o ano que vem ok? amo vocês.”

Obrigada Tainá pela entrevista, nós do UPdate Pop ficamos muito felizes com a oportunidade! Se você gostou da entrevista e do trabalho da Tainá Seabra, pode acompanhar a cantora através de suas redes sociais: Instagram // Youtube // Twitter.