Entrevistamos Julia Joia para falar sobre seu último single “Alta Combustão”, e o conceito do seu primeiro EP. Confira!
12/08/2020Os fãs de música pop no Brasil foram conhecidos por consumir música de fora. Mas nos últimos anos isso vem mudando. O mercado do pop nacional vem crescendo cada vez mais, através da ascensão de nomes como Anitta, Ludmilla, Iza, Vitor Kley. Uma nova leva de artistas super talentosos aparece a cada momento, jovens que estão cada vez mais preparados, e que não ficam “devendo nada” para artistas internacionais. Hoje, queremos te apresentar a cantora e compositora Julia Joia, um dos novos nomes do pop nacional que você precisa conhecer!
Julia Joia é da Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem apenas 19 anos e desde os 11 faz aulas de violão e piano. Sua carreira começou em 2018 ao lançar a música “A Letter To Helena” em homenagem à sua irmã mais nova. O seu primeiro EP “Íris“, contém 6 faixas: “Fogo Cruzado” feat Lary, “Desacelerou“, “5 da Manhã“, “Retratos“, “Alta Combustão” e “Íris“, que dá nome ao projeto. Além de sua colaboração com Lary, Julia contou com a parceria de Bárbara Dias e Cammie nas versões acústicas de “Íris” e “Alta Combustão”, lançada na última sexta-feira.
Entrevistamos a cantora para saber mais um pouco sobre seu último single “Alta Combustão” acústico, seu primeiro EP, os desafios para quem quer viver de música no Brasil, e seus próximos passos na carreira. Confira a entrevista na íntegra aqui embaixo:
UPdatePOP: Como você definiria o som da Julia Joia pra quem ainda não conhece o seu trabalho? Qual das música lançadas até agora, indicaria pra alguém te conhecer?
Julia Joia: “Eu definiria como um som bem pop, um som bem pra cima! Uma música com uma vibe boa, com uma vibe pra cima, uma vibe amorosa. Acho que certamente eu indicaria “Íris” porque é o meu xodózinho, é a minha preferida. Mas eu amo várias outras, se fosse para uma pessoa que gosta muito de “sad song”, eu indicaria “Retratos”, se fosse pra uma pessoa que curte R&B, eu indicaria “Bem Melhor” ou “5 da manhã”, eu gosto muito disso no meu trabalho porque tem um pouquinho de cada coisa. Então acho que dá pra pessoas de vários tipos curtirem.”
Ou seja, se você é uma pessoa bem eclética, pode ter certeza que vai gostar da sonoridade da Julia. Ou se você curte um determinado tipo de som desses que ela citou na resposta, é só ouvir a música que ela indicou. Assista aqui embaixo o clipe de “Íris“:
UPdate Pop: Seu último single, “Alta Combustão”, fala sobre uma pessoa que acaba criando muita expectativa em um relacionamento novo, e se iludindo um pouco. Mas quer mostrar para o outro que vale à pena lutar por esse amor. Você se considera romântica ao ponto de fazer alguma loucura por amor?
Julia Joia: “Nossa, eu sou muito! Eu sou daquelas que fantasia tudo, que imagina tudo, que bota muita expectativa. Me lembro várias vezes na minha vida que eu fiz várias coisas que nunca faria hoje (risos), só pra ver um boyzinho, só pra ir num date, essas pequenas coisas que a gente prefere não comentar, mas eu sou “Alta Combustão” total. Eu sou aquela pessoa que em vários momentos da minha vida já quis muito mais que a outra pessoa e enfim, não é muito legal mas a gente sempre passa por isso então eu resolvi escrever essa música em homenagem à essa ilusão.”
Pois é Julia, nós te entendemos totalmente (risos). Vem assistir ao recém lançado videoclipe de “Alta Combustão” acústico, que conta com a participação de Cammie:
UPdate Pop: “Alta Combustão” é uma das faixas mais animadas do seu primeiro EP “Íris”. E recentemente foi lançado um challenge com a participação de algumas amigas suas para os fãs dançarem a coreografia. Como surgiu essa ideia?
Julia Joia: “Essa ideia surgiu durante um brainstorming de ideias de conteúdo, pra semana revival de “Íris”, que eu fiz recentemente para trazer conteúdos novos do meu EP. Acho que foi uma das experiências mais legais que passei durante a minha carreira e certamente durante a quarentena. E eu achei que essa música merecia uma coreografia, e na verdade, foi uma inspiração de uma fã minha que é dançarina, a Clara. Ela fez uma live ensinando a coreografia que ela fez de “Alta Combustão”, e isso me deu uma super ideia de porque não chamar ela e outras amigas minhas que não tiveram oportunidade de participar do clipe de “Pra Sempre” (que também participou uma galera super importante pra mim), eu quis chamar outras pessoas, não só amigas, mas também, pessoas que eu vi no instagram e dançavam. E quis chamar para fazer uma vídeo coreografia de “Alta Combustão” porque ela é super pra cima, essa música é uma delícia.”
Se você se animou para assistir o vídeo da coreografia, é esse aqui embaixo:
https://www.instagram.com/p/CBytAhPlCaU/
UPdate Pop: Cada faixa do seu primeiro EP “Íris” é representada por uma cor. Nós adoramos a ideia. Você acha que é importante cada álbum/EP ter um um conceito e contar uma história? Pretende trazer isso sempre para os seus projetos?
Julia Joia: “Eu acho essa a parte mais importante de você lançar um projeto. Eu acho que principalmente, o fato de cada música ter uma cor especificamente em “Íris”, trouxe uma marca para as pessoas que me acompanham. Em “Alta Combustão” eu fui postando que estava com a unha laranja, colocando umas carinhas de segredo e algumas pessoas foram adivinhando que o próximo acústico teria algo a ver com a música, porque ficou muito fixada a ideia das cores. Eu frisei bastante isso quando a gente lançou Íris (EP). Mesmo que não vá ter uma cor, eu acho que vá ter uma palheta de cores pras pessoas memorizarem exatamente o momento, o conceito. Eu prezo bastante por isso, então não sei se haverão cores o bastante para cada projeto (risos). Mas certamente uma vibe, um conceito visual bem pensadinho, porque eu gosto bastante de fazer toda essa parte.”
Ouça o EP “Íris” aqui embaixo:
UPdate Pop: Você acaba de chegar a marca de 20 mil seguidores no Instagram e já possui mais de 2 milhões de visualizações em seu canal do Youtube, apesar de serem números altos, tenho certeza que não foram fáceis de serem atingidos. Qual você acha que é o maior desafio para quem está querendo viver de música atualmente? Ainda mais em tempos de pandemia.
Julia Joia:“Eu acho que tem vários desafios na verdade, não conseguiria citar um em específico. Mas acho que hoje qualquer um tem acesso a música e qualquer um pode fazer música. Então a gente tem vários gêneros novos sendo criados. Mas na minha cabeça, eu ainda vejo alguns gêneros principais tomando as paradas da vida, então eu vejo muito a galera do funk, pagode, sertanejo ganhando lugar no Top 50, Top 10 do Brasil. Então um grande desafio pra mim que não faço nada perto desses gêneros é alcançar esses números, essa galera e o meu espaço, fazendo unicamente o meu som. Mas eu acho muito incrível que tem várias pessoas de outros estilos trazendo coisas diferentes, tipo o Jão que eu acho um ponto fora da curva, a Day e uma galera muito forte com um R&B do Brasil. Então eu acho que tem muitas coisas diferentes surgindo, e isso abre portas pra gente poder tentar ser coisas novas. Mas ao mesmo tempo acho que a minha maior dificuldade como artista nesse momento é atingir esse público que consome muito esses três gêneros, dois quais eu não faço parte. Mas enfim, acho que todas as carreiras tem desafios e acho que eu tenho o meu espaço assim como qualquer outro artista vai ter seu espaço e seu nicho. E não desistirei, acho que a galera que for gostar do meu som vai sempre estar comigo e é um público que vai estar crescendo sempre.”
UPdate Pop: Por último, não é uma pergunta, mas gostaríamos que você deixasse um recado para as pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho irem conhecer. E também para os seus fãs que acompanham o portal, o que podemos esperar de Julia Joia para os próximos meses e lançamentos.
Julia Joia: “Queria deixar um grande beijo pra vocês do Update Pop, agradecer muito pela oportunidade, pelo carinho e pela entrevista. Pra galera que não me conhece, eu sou uma pessoa completamente apaixonada por música e sei que isso soa clichê, mas tenho certeza que se você gosta de música pop, música pra cima e de letras pessoais (risos), estamos aí para compartilhar, para trocar muito amor, muito carinho e muita música. Então se você ainda não conhece o meu trabalho, venha conhecer porque eu garanto que você não vai se arrepender. Pros próximos lançamentos vocês podem esperar muita coisa animada porque vem muita música boa por aí, acho que um dos meus próximos lançamentos vai até tomar o lugar de “Íris” como minha música preferida, então fiquem atentos.”
Se você gostou da entrevista e do trabalho da Julia Joia, pode acompanhar a cantora através de suas redes sociais: Instagram // Youtube // Twitter .